A BMW tem trabalhado com a Solid Power, uma empresa de baterias de estado sólido que tem recebido investimentos da própria marca bávara e da Ford. Mas agora a empresa concordou em ceder alguns de seus direitos intelectuais à BMW para que a montadora de luxo alemã possa produzir mais rapidamente suas próprias baterias de estado sólido para carros elétricos em seus próprias fábricas.

A Solid Power é um dos concorrentes mais ativos e conhecidos no cenário de baterias de estado sólido. Em junho de 2022, instalou uma linha de produção piloto para produzir suas baterias futuristas para fins de teste e qualificação, que observou na época que começaria antes do final de 2022. Depois de produzir as células para testes, a Solid Power planeja entregá-las à BMW e à Ford.

Galeria: BMW iX1: início de produção na Europa

Avançando rapidamente para o presente, a empresa de baterias com sede no Colorado está licenciando seus processos de projeto e fabricação de células de bateria de estado sólido para a BMW. Essa montadora terá que atender a condições específicas e deve à Solid Power US$ 20 milhões a serem pagos entre agora e junho de 2024. A BMW já investiu na Solid Power e também concordou com um acordo para aceitar células de bateria EV de estado sólido concluídas da empresa daqui para frente.

De acordo com a Automotive News, as baterias de estado sólido dependem de um eletrólito sólido, que é diferente do eletrólito líquido encontrado nas atuais baterias EV de íons de lítio. Afirma-se que as células de bateria de estado sólido têm muitas vantagens, incluindo a redução do risco de incêndio.

Vale destacar que a Solid Power não estará abrindo mão dos direitos intelectuais de seu material eletrolítico sólido. Em vez disso, fornecerá o material para a BMW de acordo com a necessidade, mas não até que a montadora tenha suas próprias linhas de produção de baterias montadas e funcionando.

A BMW fará suas próprias "cópias" das linhas de produção de baterias piloto da Solid Power. As linhas serão montadas em uma das fábricas da montadora na Alemanha. E assim como a linha piloto da Solid Power, a linha da BMW produzirá inicialmente protótipos.