"Chineses são o principal concorrente, não GM ou Toyota", diz CEO da Ford

Jim Farley considera que as marcas chinesas serão "a força motriz" no que diz respeito aos carros elétricos

Ford Explorer elétrico (2023) Ford Explorer elétrico (2023)

O CEO da Ford, Jim Farley, disse que as montadoras chinesas são as maiores rivais da marca do Oval Azul no mercado de veículos elétricos, e não a GM ou a Toyota, de acordo com o Automotive News, que citou Farley após sua fala no Morgan Stanley Sustainable Finance Summit.

"Vemos os chineses como o principal concorrente, não a GM ou a Toyota", disse o CEO da Ford, acrescentando que "os chineses serão a potência".

Ford Explorer Electric 2023

É certo que comparar-se com a Toyota no setor de veículos elétricos não é exatamente uma tarefa difícil, já que a montadora japonesa fabrica apenas um modelo com destino aos EUA, o bZ4X, enquanto a General Motors ainda não aumentou a produção do Cadillac Lyriq e do GMC Hummer.

Dito isso, Farley citou BYD, Geely, Great Wall Motor (GWM), Changan e SAIC como os "vencedores" entre as montadoras chinesas, dizendo que, para vencê-los, a Ford precisa de uma marca diferenciada ou custos mais baixos:

"Mas como você os supera no custo se a escala deles é cinco vezes maior que a sua?", questionou. "Os europeus deixaram (as montadoras chinesas) entrarem, então agora estão vendendo em alto volume na Europa."

O chefão da Blue Oval acredita que a montadora com sede em Michigan já tem uma marca distinta, então reduzir os custos é o único caminho a seguir. Para que isso aconteça, a Ford quer construir uma fábrica de baterias de veículos elétricos de US$ 3,5 bilhões em Michigan usando a tecnologia da chinesa CATL, mas esse acordo atraiu resistência de políticos como o líder da maioria republicana na Câmara, Steve Scalise, e o senador da Flórida, Marco Rubio, que citaram possíveis laços com o Partido Comunista Chinês.

"Temos uma decisão a tomar aqui nos EUA", disse Jim Farley. "Se a localização de sua tecnologia nos EUA for envolvida na política, você sabe que o cliente realmente será prejudicado"

No primeiro trimestre deste ano, as divisões Model e EV da Ford registraram um prejuízo de US$ 722 milhões e a empresa espera que os números fiquem ainda mais no vermelho, com até US$ 3 bilhões em perdas até o final do ano. 

No entanto, a montadora Blue Oval registrou um lucro líquido de US$ 1,8 bilhão como um todo, com seu negócio de veículos movidos a gasolina Ford Blue obtendo um lucro de US$ 2,6 bilhões, enquanto a unidade de veículos comerciais Ford Pro fez US$ 1,36 bilhão no 1º trimestre de 2023.

O que você acha desse movimento das montadoras chinesas, que se expandem para o mercado internacional? Deixe sua opinião na seção de comentários.