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Jovens compram carros elétricos para impulsionar a transição energética

Pesquisa mostra que os jovens compradores de carros elétricos estão mais engajados no combate às mudanças climáticas

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Casas inundadas, carros submersos, estradas destruídas e pessoas em lágrimas. As imagens das recentes enchentes na região de Emilia-Romagna, na Itália estão circulando pelo mundo, lançando mais um alarme sobre as mudanças climáticas e despertando (espera-se) a consciência dos negacionistas.

Porque todos os especialistas (como Luca Mercalli, só para citar um) concordam: eventos catastróficos como esse também são resultado do aquecimento global. Um fenômeno que preocupa cada vez mais os jovens. Cerca de 6 em cada 10 (exatamente 60% da Geração Z e 57% da geração do milênio) consideram a mudança climática uma fonte de estresse.

Os números são fornecidos pela pesquisa "Waves of change: acknowledging progress, confronting setbacks" (Ondas de mudança: reconhecendo o progresso, enfrentando retrocessos) da empresa de consultoria Deloitte, que entrevistou quase 23.000 jovens em 44 países para descobrir seu estado de espírito em relação aos desafios do futuro, do trabalho à transição e à mobilidade.

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O que os jovens estão fazendo

Alguns estão se movimentando para reduzir seu impacto no meio ambiente (69% da Geração Z e 73% dos millennials), enquanto outros dizem que estão dispostos a comprar produtos mais sustentáveis (59% da Geração Z e 60% da millennials) para ajudar o planeta. Incluindo o carro elétrico. 16% da Geração Z e 15% dos millennials já compraram um, enquanto 41% e 44% deles prometem fazê-lo nos próximos anos.

  • Geração Z e millennials que já compraram um carro elétrico: 16% e 15%
  • Geração Z e millennials que comprarão um carro elétrico: 41% e 44%
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O problema é que muitos acham que é difícil colocar as boas intenções em prática, dada a difícil situação econômica (53% da Geração Z e 55% dos Millennias). Uma questão que anda de mãos dadas com o greenwashing, com 3 em cada 10 jovens (30% da Geração Z e 29% dos Millennials) não levando isso a sério.

Mais (e mais) carros elétricos

Há também a vertente do local de trabalho. Os jovens acreditam que as empresas devem fazer mais para contribuir com a transição ecológica: 50% da geração Z e 46% da geração do milênio estão, portanto, pressionando seus chefes a elevar o nível das metas de sustentabilidade.

Até porque cerca de metade dos jovens (53% da Geração Z e 48% da geração do milênio) afirma que o mundo dos negócios deixou de lado a luta contra a mudança climática por causa da guerra pandêmica. O que mais os empregadores deveriam fazer? Os entrevistados têm cinco sugestões: 

  • fornecer subsídios aos funcionários para incentivá-los a fazer escolhas mais sustentáveis (por exemplo, incentivos para carros elétricos, energias renováveis e uso de transporte público)
  • educar/treinar seus funcionários sobre como ser mais sustentável
  • proibir ou reduzir produtos plásticos de uso único nos locais de trabalho e escritórios
  • renovar os locais de trabalho para torná-los mais ecológicos
  • tornar mais ecológicas as comunidades em que trabalham
Il sondaggio di Deloitte