A Volkswagen finalmente revelou a aguardada ID. Buzz com longa distância entre eixos, a versão da Kombi elétrica com capacidade para até 7 lugares. Um lançamento que marca o retorno do VW Microbus à América do Norte em 2024 após duas décadas de ausência naquele mercado.
A minivan totalmente elétrica oferece espaço para até sete pessoas e um grande espaço para bagagem, graças a uma distância entre eixos 250 mm maior em comparação com o modelo padrão. O ID. Buzz LWB tem uma generosa distância entre eixos de 3.239 mm e um comprimento total de 4.962 mm.
Do ponto de vista do estilo, o ID. Buzz LWB parece praticamente o mesmo que o modelo de distância entre eixos padrão, embora a distância entre eixos mais longa melhore as proporções. A largura e a altura permanecem inalteradas em 1.985 mm – sem retrovisores externos – e 1.927 mm, respectivamente.
O coeficiente de arrasto é de 0,29, e a Volkswagen diz que este é um valor "muito bom" para uma minivan. Uma nova característica exterior – mas apenas na América do Norte – é o logotipo iluminado da Volkswagen na frente.
O efeito da distância entre-eixos estendida é mais impressionante no interior, no entanto. Isso porque ele cria espaço extra para uma terceira fileira de assentos, um compartimento de bagagem mais espaçoso e uma nova bateria maior de 85 kWh (capacidade líquida) que permite mais autonomia.
Começando pelos assentos, o ID. Buzz LWB oferece configurações de cinco, seis e sete lugares. Os bancos dianteiros vêm com apoios de braço ajustáveis de série no lado interno (os apoios de braços externos são opcionais). As versões de topo dos bancos são ajustáveis de 12 opções e também têm uma função de massagem e memória. Na América do Norte, a primeira fileira também será equipada com saídas de ar para os bancos.
A segunda fileira de bancos vem como um banco de três passageiros de série, com encostos rebatíveis 40/60 divididos. O ângulo do encosto pode ser ajustado em 16 graus e o banco pode deslizar para frente e para trás em 200 mm, completamente ou em seções. Opcionalmente, dois assentos individuais, incluindo apoios de braço, podem ser selecionados para a segunda fila.
A terceira fileira de assentos consiste em dois assentos individuais que podem ser completamente removidos quando necessário. A terceira fila é de série nos EUA, mas opcional na Europa e no Canadá.
Quanto ao espaço no porta-malas, o ID. Buzz LWB é um dos poucos veículos elétricos que pode acomodar facilmente equipamentos de parapente, bicicletas e pranchas quando a segunda e a terceira fileiras de assentos são rebatidas – resultando em uma capacidade máxima de carga de até 2.469 litros.
Na configuração de cinco lugares, o porta-malas tem capacidade de 1.340 L quando carregado até a borda superior dos encostos – 219 L a mais do que no modelo padrão de entre-eixos. Com sete pessoas a bordo, o ID. Buzz tem um volume de porta-malas de 306 L atrás dos assentos da terceira fila.
O ID. Buzz LWB introduzirá novos recursos no interior, como um head-up display e um sistema de informação e entretenimento aprimorado alimentado pelo mais recente software ID., com nova interface gráfica e menu renovado. Uma nova tela de 12,9 polegadas promete uma operação mais simples, intuitiva e personalizável; Ele funciona em conjunto com um painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas controlado a partir do volante multifuncional.
Outra novidade é o teto solar panorâmico com vidro inteligente e uma área transparente de 1,5 metro quadrado. É o maior teto de vidro da Volkswagen até agora – cobre completamente a primeira e a segunda fileiras de bancos – e possui matizamento controlado eletronicamente.
Além disso, o ID. Buzz LWB introduz janelas de porta de correr que deslizam para dentro eletricamente quando abertas. Dependendo do pacote de equipamentos, as portas de correr e a porta traseira também abrem e fecham eletricamente.
Passando para o trem de força, o VW ID. O Buzz LWB estará disponível com dois tamanhos de bateria: um pacote de 82 kWh (77 kWh utilizáveis) e uma nova bateria de 91 kWh (85 kWh utilizáveis). A montadora não revelou estimativas de alcance, mas disse que a nova unidade de tração do eixo traseiro APP550 também será oferecida no ID.
Entregando 210 quilowatts (282 cavalos) e 560 Nm de torque para as rodas traseiras, a nova unidade motriz aumenta a velocidade máxima para 160 quilômetros por hora e reduz o tempo de 0 a 100 km/h para 7,9 segundos. Se isso não for rápido o suficiente, a versão de tração integral GTX estreará no final de 2024 com 250 kW (335 cv) e um tempo de 0-100 km/h de 6,4 segundos.
O VW ID. Buzz LWB também trará capacidade de carregamento rápido DC mais rápida de até 200 kW, permitindo que a bateria grande carregue de 10% a 80% em apenas 25 minutos. Um novo sistema de gerenciamento térmico permite o pré-condicionamento da bateria, enquanto uma nova bomba de calor aumentará a eficiência no inverno.
A Volkswagen iniciará as entregas nos EUA do ID. Buzz LWB em 2024 e o enviará de sua fábrica em Hanover, na Alemanha. Os preços e especificações dos EUA, incluindo estimativas de alcance, serão anunciados mais perto do lançamento.
Em testes no Brasil desde o ano passado, o ID. Buzz segue em avaliação e adaptação para o nosso mercado. A Volkswagen ainda não se pronunciou oficialmente sobre a data de lançamento, ou mesmo versões. Algo que ainda deve demorar um pouco, ficando para depois do lançamento do ID.4, que ocorrerá neste segundo semestre de 2023.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID.Buzz é vendida por R$ 800 mil em importação independente
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação VW ID.Buzz: A faca, queijo, prato e tudo mais nas mãos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.Buzz GTX: versão de 340 cv é a Kombi mais potente da história
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kombi elétrica de 1972 é avó da VW ID.Buzz e tinha troca até de bateria