O unicórnio chinês Greater Bay Technology, subsidiária da estatal chinesa Guangzhou Automobile Group (GAC), afirma ter a solução para o que é, sem dúvida, uma das maiores desvantagens das baterias de veículos elétricos: a perda de autonomia em climas frios.

A bateria Phoenix da empresa é composta por materiais supercondutores e gerenciamento térmico, o que permite que a bateria aqueça de -4 graus Fahrenheit a 77F (-20º C a 25º C) em cinco minutos, informou a Bloomberg. Huang Xiangdong, cofundador e presidente da Great Bay Technology, afirmou que a bateria funciona normalmente e carrega em menos de seis minutos em todos os climas.

A startup juntou-se ao esforço global de reduzir o tempo de carregamento, melhorar a autonomia de condução e tornar as baterias mais seguras - um movimento liderado por empresas chinesas como CATL, BYD, Gotion High Tech e muitas outras.

GAC Aion LX Plus

A Greater Bay Technology ultrapassou uma avaliação de US$ 1 bilhão em dois anos após sua fundação. Ela obteve sucesso inicial com sua célula de bateria de primeira geração, que, segundo informações, carrega no mesmo tempo que um carro a gasolina leva para reabastecer.

Sua bateria pode ter uma autonomia de 200 km em apenas 5 minutos de carga e pode ir de 0 a 80% do estado de carga (SoC) em apenas 8 minutos. Parece que ela será instalada inicialmente no GAC Aion V LX Plus.

phoenix bateria clima frio

Xiangdong também mencionou que a startup está em negociações com outras montadoras, que estão interessadas em comprar sua nova bateria, que pode fornecer uma autonomia de até 1.000 quilômetros, de acordo com o cofundador.

Um estudo que analisou 7.000 carros indicou que alguns EVs podem perder até 35% da autonomia em temperaturas congelantes. No entanto, a perda de autonomia varia de acordo com os diferentes VEs. Fabricantes como a Tesla usam bombas de calor e recursos como o pré-condicionamento da bateria para reduzir o impacto do clima frio sobre a bateria e a autonomia.

Estamos curiosos para ver se a nova tecnologia funciona como anunciado e quais outros fabricantes a comprariam. Lembre-se de que o ciclo de testes CLTC da China costuma ser mais otimista do que o da EPA, cujos resultados dos testes parecem estar comparativamente mais próximos da autonomia de condução no mundo real. Embora a capacidade da bateria Phoenix para todas as condições climáticas e o gerenciamento de calor sejam aspectos que certamente valem a pena ser analisados.

Fique atento a mais atualizações sobre a tecnologia de baterias e deixe sua opinião nos comentários abaixo. O desempenho de carregamento e a autonomia podem ser completamente isolados dos efeitos climáticos?