A nova fábrica da Ferrari dedicada à fabricação de supercarros elétricos e motores elétricos, inversores e baterias de última geração será concluída em meados de 2024, anunciou o CEO da empresa, Benedetto Vigna.

O complexo em Maranello, no norte da Itália, "estará pronto em junho de 2024", dois anos após o início da construção, disse o executivo-chefe em uma entrevista em 5 de junho no Fórum de Mercados de Capitais da Itália da Bloomberg.

Descrita como um "edifício eletrônico", a instalação terá linhas de montagem flexíveis que permitirão à Ferrari construir carros elétricos e não elétricos, acrescentou Vigna. "Queremos manter uma grande flexibilidade", observou. "Ela estará pronta exatamente dois anos após o dia do nosso mercado de capitais, quando a construção do local foi iniciada", disse Vigna sobre a fábrica.

Embora o primeiro veículo totalmente elétrico da Ferrari não chegue até o quarto trimestre de 2025 - a produção em volume começará em 2026 - o CEO disse que está confiante de que a empresa poderá se beneficiar das mesmas margens de lucro generosas em BEVs que atualmente desfruta em carros movidos a motores de combustão interna.

Vigna disse que não espera que as margens caiam com os novos modelos de veículos elétricos, o que é uma declaração interessante, considerando que a maioria das montadoras tradicionais está lutando para obter lucros com seus modelos totalmente elétricos.

Ferrari 296 GTB

É claro que a Ferrari está em uma liga diferente da maioria das montadoras quando se trata de preços, portanto, os altos preços de seus próximos veículos elétricos provavelmente desempenharão um papel importante para garantir a lucratividade. No entanto, será interessante ver como a Ferrari conseguirá fazer isso, já que a transição da produção de veículos a gasolina para elétricos pode ficar cara sem uma cadeia de suprimentos adequada.

A Ferrari teve uma margem de lucro operacional de quase 27% no primeiro trimestre de 2023, uma das mais altas do segmento. Não é preciso dizer que alcançar uma margem semelhante com os elétricos seria uma grande conquista.

Outra declaração interessante de Vigna é que a Ferrari não está interessada em comprar outras marcas de supercarros. "Não acho que faça sentido para nós comprar outros fabricantes de supercarros", disse ele, acrescentando que é importante para uma marca de luxo manter seu DNA. No entanto, a Ferrari continuará a se concentrar em parcerias com outras empresas.

No ano passado, a Ferrari disse que adotará uma abordagem em três frentes no desenvolvimento de novos veículos, com carros elétricos e híbridos que deverão compor uma proporção cada vez maior de sua linha até o final da década: 40% de BEVs, 40% de híbridos e 20% de modelos a combustão.