GM vai aderir ao sistema de recarga para carros elétricos da Tesla
A partir de 2024, os modelos da GM poderão acessar as estações Supercharger
A GM segue o movimento da Ford. Os carros elétricos da montadora também poderão ser recarregados nos Superchargers da Tesla a partir do início de 2024. Além da importância comercial do acordo, esse é outro passo para tornar a rede de recarga mais acessível e uniforme.
Nesse caso, estamos falando apenas do mercado norte-americano (ou seja, Canadá e Estados Unidos, onde Elon Musk e cia. têm mais de 12.000 estações de recarga), mas também é verdade que, dados os planos de expansão da GM na Europa, o assunto poderá em breve dizer respeito também ao Velho Continente.
Mais acordos a caminho?
A "parceria" com a Tesla foi anunciada por Mary Barra, CEO da General Motors, que antecipou que, em modelos futuros, também será possível procurar por Superchargers diretamente dos aplicativos integrados no veículo e no smartphone.
Em breve, portanto, não será mais necessário usar um adaptador para conectar seu carro da GM aos Superchargers da Tesla. E é de se acreditar que, após o movimento de dois gigantes como a General Motors e a Ford, outros fabricantes também se juntarão a eles. A referência é a Stellantis e a Toyota, sendo que o grupo de Carlos Tavares é forte na América do Norte, principalmente graças às marcas Ram e Dodge.
Tesla olha para o resto do mundo
Em apenas algumas semanas, portanto, o cenário norte-americano de carros elétricos mudou radicalmente. Com os acordos da Ford e da GM, em breve será mais fácil recarregar um carro elétrico no Canadá e nos Estados Unidos, e acredita-se que Elon Musk também terá a Europa em sua mira em um futuro próximo.
Já em novembro passado, de fato, a empresa americana deu a entender sua intenção de abrir sua rede de Supercharger para outros veículos e "impor" o NACS (North American Charging Standard) em todo o mundo.
De acordo com as informações fornecidas pela Tesla, o conector funcionaria de fato até 900 kW, enquanto o CCS foi testado até 450 kW. No futuro, portanto, os fabricantes terão que fazer uma escolha: mudar para o NACS ou estudar um novo padrão baseado no CCS.
No Brasil, a GM anunciou recentemente uma nova parceria para ampliar a infraestrutura de carregamento. Com foco na expansão da rede de recarga residencial, a empresa está se unindo a WEG e a Eletricus para oferecer serviços customizados e estação de recarga doméstica em corrente (AC) que passam a ser ofertados pela rede de 78 concessionárias Chevrolet habilitadas para atender veículos elétricos.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:27 Volvo EX60 será lançado em 2025 como sucessor do XC60
- 12:22 BYD atualiza plataforma de carros elétricos: mais eficiência e segurança
- 10:29 GM revela novo SUV elétrico compacto para o mercado da China
- 16:48 NIO: SUV elétrico mais acessível da marca faz estreia oficial - veja fotos
- 14:31 BYD: "marcas tradicionais atacam porque não conseguem competir em tecnologia"
- 12:44 Mercedes-Benz cancela plataforma de próxima geração para linhas EQS e EQE
- 11:48 Xiaomi dobra capacidade de produção para 20.000 carros elétricos por mês
- 10:53 Novo Chevrolet Blazer elétrico é flagrado em testes finais no Brasil