A Kia e a Hyundai investirão nada menos que 18 bilhões de dólares para concretizar sua transição para veículos 100% elétricos, o que deve ocorrer até o final desta década. Como parte das suas estratégias, os fabricantes sul-coreanos irão desenvolver uma arquitetura de veículos eléctricos totalmente nova, que, segundo consta, irá suportar uma das maiores baterias da indústria.

O primeiro modelo de produção baseado nessa plataforma deverá ser um sedã da marca Kia. De acordo com informações da ET News, o nome do projeto desse veículo é GT1 e espera-se que seja posicionado no segmento de tamanho médio, provavelmente como um sucessor ideológico do Stinger. Na verdade, o relatório afirma que será um veículo do um pouco maior que o esportivo a combustão em termos de dimensões.

Galeria: Kia Stinger e EV6 GT

Usando uma nova plataforma chamada de eM, o veículo será desenvolvido tendo em mente um enorme conjunto de baterias de 113,2 kWh. Isto significa que terá uma bateria com maior capacidade do que o Mercedes-Benz EQS, o Tesla Model S e o Kia EV9. Tudo isso servirá para conseguir entregar uma autonomia máxima de até 800 km com uma carga. Mas essa não é nem a parte mais interessante.

De acordo com a publicação, algumas versões diferentes serão oferecidas, dependendo da potência do trem de força. Os modelos com um e dois motores estão sendo desenvolvidos, sendo que o topo de gama terá um sistema com 603 cv de potência (450 kW). Caso se concretiza, não só seria mais potente que o atual Kia EV6 GT, como também seria o Kia mais potente da história da marca.

Kia Stinger e EV6 GT

Kia Stinger e EV6 GT

Naturalmente, o projeto GT1 não será o único modelo da Hyundai-Kia a apresentar componentes e tecnologias da nova arquitetura. Segundo consta, a nova plataforma irá dar um passo mais além em termos de modularidade na comparação com as arquiteturas elétricas dedicadas atuais do grupo sul-coreano.

Até à chegada deste novo Kia em 2025, a empresa continuará a vender a sua atual gama de veículos eléctricos e híbridos plug-in. Os PHEVs, híbridos plugin, não são os produtos preferidos da Kia, embora a marca ainda veja alguma procura e continue a produzi-los. No que diz respeito ao Stinger, ele será descontinuado em breve, mas não antes que o Kia Stinger Tribute Edition, série especial de despedida, esteja esgotado.