Esportivo elétrico da Toyota GR terá ronco de motor e câmbio manual
Modelo em desenvolvimento contará ate com pedal de embreagem
Em dezembro de 2021, a Toyota organizou uma apresentação de imprensa para mostrar nada menos que 15 conceitos de veículos eléctricos. Alguns deles evoluíram para modelos de produção, mas há um que ainda não viu a luz do dia. Nas imagens, o Sports EV dá a entender que se trata de um automóvel esportivo elétrico e a marca Gazoo Racing, a preparadora oficial da marca.
No mês passado, um planejamento para lançamentos de produtos foi atualizado, focando nos modelos de emissões zero. Entre os planos, estava um veículo de alto desempenho previsto para 2026. Então não é surpresa que a Toyota já testa um carro esportivo elétrico com o nome GR. O presidente da empresa, Akio Toyoda, disse à Autocar que teve a oportunidade de conduzir um protótipo, mas não tem a certeza se é este o projeto que se concretizará dentro de três anos. Independente de ser o carro de produção, o antigo CEO afirmou que um carro precisa ser divertido para ganhar o emblema GR, sendo a combustão ou não.
Toyota Sports EV
Curiosamente, Toyoda disse que um dos objetivos é dar ao novo elétrico da GR uma caixa de câmbio manual, incluindo um pedal de embraiagem. Além disso, o veículo elétrico de alto desempenho também deverá fazer "ronco de motor, mesmo que não se sinta o cheiro da gasolina". As semelhanças com um carro esportivo convencional então seriam tão significativas que as pessoas não conseguirão distinguir se o veículo é a combustão ou elétrico.
Para não esquecermos a divisão de luxo da Toyota, a Lexus já mostrou o Electrified Sport Concept como um sucessor elétrico do LFA também com câmbio mecânico, embreagem e até um conta-giros. A versão de produção terá sistemas de direção e freios eletrônicos, juntamente com tração integral, o que significa um motor elétrico à frente e outro atrás. Com o conceito, a Lexus prometeu uma aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos dois segundos e uma autonomia de mais de 700 km.
A lógica diz-nos que o Electrified Sport da Lexus de produção será muito mais caro do que o carro esportivo elétrico da Toyota GR. As duas marcas japonesas flertam com a ideia de utilizar baterias de estado sólido há algum tempo e é mais provável que apareçam no substituto indireto do LFA. A Autocar especula que o modelo elétrico da Lexus será muito mais caro que o LFA original.
No início do mês, o recém-nomeado CEO e Presidente da Toyota, Koji Sato, anunciou que estão planeados mais modelos GR. No fim de semana passado, durante as 24 Horas de Le Mans, foi exibido um GR Prius Concept, embora ainda não se saiba nada sobre um modelo de produção. Falando da corrida de resistência, o GR H2 Racing Concept antecipou a entrada da marca em 2026 com uma nova categoria de modelos de competição movidos a hidrogênio.
Fonte: Autocar
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