A BYD está muito próxima de fazer o anúncio definitivo sobre a fábrica de carros elétricos e baterias na Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu novos detalhes sobre o avanço das negociações e da movimentação da gigante chinesa para viabilizar a reativação da fábrica que pertencia à Ford.
De acordo com a reportagem do portal BNews, o governador falou sobre o assunto durante um evento de inauguração na capital baiana. Jerônimo revelou que a BYD já possui uma equipe no Brasil para começar os trabalhos de implantação da fábrica de veículos elétricos em Camaçari.
“Eles estão ficando em São Paulo e vindo, trabalhando para que isso possa acontecer. Eu tenho informações, inclusive, de compras de navio pela BYD, para transporte tanto de materiais para montagem quanto para carros prontos”, relatou.
"Nossa expectativa é que no mês de julho a gente possa fazer o anúncio e aí vai ser o papel da BYD em relação a montagem, a reforma, os equipamentos e etc.”
BYD Seagull
Além disso, o governador disse que pelo fato das negociações envolverem duas empresas, há dados sigilosos que não podem ser reveladas no momento. Mas insiste que há muitas informações sobre investimentos, tanto da BYD quanto por parte do governo do estado.
Outra novidade é a visita da executiva Stella Li, vice-presidente global da BYD, prevista para acontecer entre o final de junho e o início do mês que vem, de onde pode sair um anúncio importante.
"Tem uma novidade que é a vinda de uma das executivas mais fortes, a senhora Stella da BYD. Ela está prevista entre este final do mês e início do outro. Ela não virá aqui a passeio, ela virá para a gente fazer uma coisa mais concreta. Então, a expectativa nossa é essa", revelou o governador.
BYD Dolphin
Aguardada com expectativa, a confirmação oficial da fábrica da BYD depende das conversas entre as duas empresas (BYD e Ford) e também de questões ligadas aos governos federal e estadual.
Como dissemos anteriormente, o projeto da BYD para Camaçari envolve três linhas de produção: uma para veículos elétricos de passeio, outra para veículos pesados (caminhões e ônibus) e uma linha de montagem de baterias.
Ainda não foi informado quais modelos seriam produzidos no local, tanto de leves quanto de pesados, mas há especulações sobre um carro elétrico com proposta mais acessível, no caso o BYD Seagull, que foi lançado recentemente na China como o elétrico de acesso da marca.
Na próxima semana, a BYD irá fazer o lançamento do BYD Dolphin no Brasil, que será o carro elétrico mais barato da marca até o momento, com expectativa de preço na faixa dos R$ 180 mil.
Fonte: BNews
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita