O BYD Dolphin já tem data oficial de lançamento no Brasil. Cotado para o país desde o ano passado, o novo carro elétrico 'puro' da BYD será apresentado de forma oficial no próximo dia 28 de junho, quando a montadora irá divulgar todos os detalhes sobre especificações, versões e preços para o nosso mercado.

Construído em uma plataforma dedicada para veículos elétricos, a e-Platform 3.0, desenvolvida internamente pela BYD, o Dolphin (Golfinho) é um carro compacto com porte aproximado de um Onix: mede 4,13 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e se destaca pelo entre-eixos de 2,70 metros, digno de carros médios como o Corolla, por exemplo. Outro destaque é o porta-malas, que tem 345 litros de capacidade (1.310 litros com o banco traseiro rebatido).

BYD Dolphin (Europa)

Membro da "Ocean Family", o carro elétrico compacto tem um interior que se caracteriza pelo design com formas em curvas que simulam as ondas do mar. O acabamento aposta em tons claros, materiais suaves ao toque e opções de cores para realçar sua proposta mais jovial. 

Por dentro, o quadro de instrumentos é uma tela de 5" e o sistema multimídia adota uma tela de 12,8" sensível ao toque (rotativa). Volante multifuncional de três raios com base chata, console central elevado e diversos locais para acomodar objetos também estão presentes.

BYD Dolphin (Europa)

A lista de equipamentos inclui ar condicionado automático, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, faróis em LEDs, volante multifuncional, controle de cruzeiro, assistente de partida em rampas, controle dinâmico de carroceria e câmera de ré, entre outros. 

Para a linha 2023, o compacto incorporou novidades como câmera panorâmica de alta definição, atualização da função de monitoramento da pressão dos pneus para a exibição da pressão dos pneus em tempo real, e um aviso do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes.

Outros acréscimos foram os ajustes mais amplos para o banco do motorista, apoio de braço central traseiro, sensor de estacionamento dianteiro, função de aquecimento do banco dianteiro e retrovisores externos rebatíveis com iluminação.

Além disso, o carro elétrico incorporou o modo de condução 'Confort' (eram 3), que equilibra economia e desempenho. Ademais, o Dolphin possui dois níveis de regeneração de frenagem (Standard e High), mas ainda não possui modo de condução 'One Pedal', a exemplo do Yuan Plus, que já é vendido por aqui.

O BYD Dolphin é alimentado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro e que entrega 70 kW (94 cv) de potência a 15.000 rpm e 18,3 kgfm de torque máximo, o suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 160 km/h. A unidade é alimentada por uma bateria de 44,9 kWh, com autonomia declarada de 401 km com uma carga pelo ciclo NEDC.

Na China, existe ainda uma versão Rider Edition, com 130 kW (176 cv) e 29,5 kgfm de torque, que não sabemos se será lançada no Brasil. 

Por lá, o Dolphin está sendo lançado em três versões com preços entre 116.800 yuan e 136.800 yuan, o que daria algo entre R$ 90.400 e R$ 106.000 em uma conversão direta.

Na Colômbia, onde foi lançado recentemente, o Dolphin custa o equivalente a R$ 172 mil. Por aqui, o carro elétrico deve ter preço inicial entre R$ 180 mil e R$ 200 mil, segundo apuramos.