A Marcopolo iniciou o cronograma de operações das primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca. De olho na demanda crescente por eletrificação no transporte público, a empresa começa disponibilizar seus veículos para avaliação em diferentes cidades do país.
Produzido com a expertise da engenharia nacional, o ônibus elétrico Marcopolo Attivi possui configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual dos munícipios.
O Attivi Integral já passou por testes em Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ) e avançará para outras cidades, inclusive no estado de São Paulo.
“O veículo consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias.
Além disso, não podemos deixar de reforçar que é um projeto que estimula a contratação de mão de obra local, por ser feito integralmente por uma indústria nacional”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Durante a apresentação para a imprensa, no qual o InsideEVs Brasil esteve presente, a Marcopolo enfatizou um maior rigor no nível dos testes de segurança e durabilidade, considerando um uso mais prolongado dos ônibus elétricos em comparação com os ônibus com motor a combustão, devido ao seu custo mais elevado.
Em termos de produção, Portolan destaca que a expectativa é produzir 1.000 ônibus elétricos no primeiro ano na fábrica de Caixas do Sul (RS), número que pode avançar para até 3.000 veículos por ano (combinando chassis elétrico e ônibus elétrico integral) caso haja demanda.
Neste inicio de operação foram disponibilizados 10 unidades para avaliação dos munícipios e outras 20 unidades para pronta-entrega. Outras 100 unidades podem ser encomendadas pelo modelo tradicional até o fim do ano.
A cidade de São Paulo (SP) é um dos mercados estratégicos para o Marcolopo Attivi, onde a prefeitura já tem legislação para a transição energética e meta de implantar uma frota de 2.600 ônibus elétricos em 2024, substituindo de forma gradativa os cerca de 15.000 veículos movidos a diesel em circulação.
Atualmente, são 370 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Argentina, Austrália, Índia e Brasil. No território nacional, eles circulam nas cidades de Bauru, Campinas, São José dos Campos, Santo André e São Paulo (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).
Falando das especificações, o Attivi integral é impulsionado por um motor elétrico trifásico de 395 kW e 2.800 Nm da WEG que fica em posição central. As baterias ficam posicionadas na parte traseira e no teto.
As baterias são fornecidas pela CATL e estão homologadas para a autonomia de 250 km com uma carga. Com potência de carregamento de 130 kW, é possível carregar a bateria totalmente em cerca de 4 horas.
Especificações Marcopolo Attivi:
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