Volkswagen ID.4 será oferecido somente por assinatura no Brasil
SUV elétrico estará disponível em breve nas concessionárias, mas não será possível comprá-lo
O primeiro elétrico da Volkswagen está perto de chegar às concessionárias nacionais. Uma publicação em sua conta oficial no Instagram confirmou que o Volkswagen ID.4 estará disponível “em breve”. No entanto, também traz uma má notícia para quem estava esperando pela chance de comprar o SUV elétrico, pois a fabricante diz que, por enquanto, estará disponível somente por assinatura pelo sistema Sign&Drive da marca.
O post no Instagram diz apenas que o Volkswagen ID.4 chegará em breve para todo o Brasil por assinatura e destaca que isso será “por enquanto”. A fabricante deve estar receosa depois do resultado ruim que teve com o Golf GTE, tanto que as unidades restantes do hatch médio acabaram sendo vendidas para locadoras. Também pode ser uma maneira de medir a aceitação do público, considerando que é um modelo que teria um preço caro e acabaria se misturando com modelos premium.
Como ainda não está disponível, o site da Sign&Drive ainda não divulga os planos de assinatura ou preços. Normalmente, os clientes podem escolher entre períodos de 12 a 24 meses e uma franquia de quilometragem. Ao contrário de alguns outros serviços, o sistema da Volkswagen não permite a compra do veículo após o fim da assinatura, sendo necessário renovar o plano ou devolver o veículo.
Ao que tudo indica, não será um carro barato para assinar. Vendido na Europa por 40.335 euros (R$ 213.747 na conversão direta), o SUV elétrico acabaria passando dos R$ 300 mil por conta dos custos. Hoje, o veículo mais caro disponível no Sign&Drive é a Amarok na versão Highline, a partir de R$ 5.999/mês, no plano de 36 meses e franquia de 1.000 km mensais. Considerando que a picape custa R$ 302.370, o ID.4 teria um valor similar para a assinatura, a não ser que a Volkswagen decida por um preço mais baixo para incentivar a adoção do veículo.
O Volkswagen ID.4 que vem sendo mostrado no Brasil é um First edition, com um motor elétrico de 204 cv, 31,6 kgfm de torque e uma bateria de 77 kWh. Pelo ciclo de testes WLTP da europa, tem uma autonomia de 522 km. Tem equipamentos como central multimídia de 12 polegadas, head-up display, frenagem automática de emergência, detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, seis airbags e mais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais