O primeiro elétrico da Volkswagen está perto de chegar às concessionárias nacionais. Uma publicação em sua conta oficial no Instagram confirmou que o Volkswagen ID.4 estará disponível “em breve”. No entanto, também traz uma má notícia para quem estava esperando pela chance de comprar o SUV elétrico, pois a fabricante diz que, por enquanto, estará disponível somente por assinatura pelo sistema Sign&Drive da marca.
O post no Instagram diz apenas que o Volkswagen ID.4 chegará em breve para todo o Brasil por assinatura e destaca que isso será “por enquanto”. A fabricante deve estar receosa depois do resultado ruim que teve com o Golf GTE, tanto que as unidades restantes do hatch médio acabaram sendo vendidas para locadoras. Também pode ser uma maneira de medir a aceitação do público, considerando que é um modelo que teria um preço caro e acabaria se misturando com modelos premium.
Como ainda não está disponível, o site da Sign&Drive ainda não divulga os planos de assinatura ou preços. Normalmente, os clientes podem escolher entre períodos de 12 a 24 meses e uma franquia de quilometragem. Ao contrário de alguns outros serviços, o sistema da Volkswagen não permite a compra do veículo após o fim da assinatura, sendo necessário renovar o plano ou devolver o veículo.
Ao que tudo indica, não será um carro barato para assinar. Vendido na Europa por 40.335 euros (R$ 213.747 na conversão direta), o SUV elétrico acabaria passando dos R$ 300 mil por conta dos custos. Hoje, o veículo mais caro disponível no Sign&Drive é a Amarok na versão Highline, a partir de R$ 5.999/mês, no plano de 36 meses e franquia de 1.000 km mensais. Considerando que a picape custa R$ 302.370, o ID.4 teria um valor similar para a assinatura, a não ser que a Volkswagen decida por um preço mais baixo para incentivar a adoção do veículo.
O Volkswagen ID.4 que vem sendo mostrado no Brasil é um First edition, com um motor elétrico de 204 cv, 31,6 kgfm de torque e uma bateria de 77 kWh. Pelo ciclo de testes WLTP da europa, tem uma autonomia de 522 km. Tem equipamentos como central multimídia de 12 polegadas, head-up display, frenagem automática de emergência, detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, seis airbags e mais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais