A Tesla está supostamente examinando a tecnologia de bateria de carregamento extremamente rápido (XFC) da startup israelense StoreDot.
De acordo com uma reportagem do USA Today, que não cita nenhuma fonte, o exame não é uma parceria ou colaboração formal, embora destaque o compromisso contínuo da Tesla em explorar os avanços na tecnologia de baterias.
Afirma-se que a Tesla está procurando maneiras de reduzir os tempos de carregamento de veículos elétricos nas baterias que usa, pois isso obviamente tornaria seus EVs mais convenientes para mais clientes, aliviando a "ansiedade de alcance".
Avaliar o design inovador da bateria da StoreDot faz parte da dedicação da Tesla em melhorar as experiências de carregamento e reduzir os tempos de carregamento para seus clientes, afirma o USA Today.
A matéria acrescenta que a experiência da Tesla em sistemas de gerenciamento de baterias e integração de veículos a torna uma empresa ideal para avaliar e potencialmente validar o trabalho da StoreDot em novas tecnologias de baterias.
A StoreDot é uma proeminente startup de baterias para veículos elétricos que ganhou reconhecimento por sua arquitetura de bateria que utiliza nanomateriais e compostos orgânicos para permitir o carregamento rápido sem comprometer a capacidade geral da bateria.
As baterias XFC da startup já demonstraram seu potencial para carregar um veículo elétrico em minutos, em vez de horas. As afirmações da empresa sobre suas baterias XFC foram validadas pelo laboratório independente de baterias Shmuel De-Leon Energy (SDLE) em dezembro.
O laboratório testou as baterias Pouch Cell XFC de 30 Ah da StoreDot e concluiu que elas apresentam capacidade superior de carregamento rápido e alta densidade de energia de 300 Wh/kg.
O objetivo da StoreDot é aprimorar suas baterias XFC para que sejam capazes de carregar 100 milhas (160 km) em 5 minutos até 2024, 100 milhas em 3 minutos até 2028 e 100 milhas em 2 minutos até o final da década.
Obviamente, se a Tesla estiver de fato explorando a tecnologia de bateria XFC da StoreDot, ela precisará realizar testes rigorosos para avaliar sua segurança, confiabilidade e longevidade.
O CEO da Tesla, Elon Musk, disse no passado que a empresa ainda está procurando garantir mais fornecimento de baterias para seus veículos. A empresa também está mantendo suas opções em aberto quando se trata de novas tecnologias de baterias, e as baterias de carregamento extremamente rápido (XFC) da StoreDot certamente seriam um grande avanço se forem viáveis para produção em massa.
Fonte: USA Today
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.Golf adiado para 2029 por conta de novos atrasos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Ford Maverick e Bronco: versões elétricas foram adiadas para após 2030
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Novo BMW iX3 pode chegar já em 2025 com recarga rápida em 12 minutos
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born