A Ford fez sucesso com a picape Maverick e o utilitário esportivo Bronco. Os compradores se aglomeraram nos modelos logo após o lançamento, liberando a demanda reprimida e causando atrasos de um ano ou mais na configuração desejada. Foi uma verdadeira jogada inteligente da Ford.
Os planos para ampliar o sucesso do modelo não passaram despercebidos pela Ford. Há muito tempo há rumores de que a montadora está trabalhando para construir versões elétricas a bateria de duas picapes, especialmente porque as marcas se comprometem a mudar suas frotas para a eletrificação nos próximos anos. No entanto, parece que os modelos podem ter sofrido um obstáculo em algum momento, pois uma nova apuração sugere que ambos os produtos podem ser adiados para a década de 2030.
Galeria: Ford Maverick Hybrid - Lançamento no Brasil
De acordo com a AutoWeekuma de suas fontes indicou que a Ford planejou adiar as versões totalmente eletrificadas do Bronco e do Maverick até, pelo menos, o início da década de 2030.
Essa possível mudança significaria que os compradores que estão adiando a compra de um dos dois utilitários enquanto esperam por uma versão BEV podem ter que esperar mais do que o previsto originalmente. Não está claro por que a Ford quer adiar especificamente qualquer um dos veículos - talvez a plataforma de próxima geração ou sua arquitetura de bateria subjacente ainda não estejam prontas para o mercado, ou talvez a Ford esteja realinhando sua estratégia para atender à adoção mais lenta do que o previsto no mundo real de seus veículos elétricos existentes, como o F-150 lightning.
Um porta-voz da Ford se recusou a comentar as especulações sobre produtos futuros.
A Ford pode estar enfrentando desafios na construção do veículo para atender às crescentes demandas dos consumidores em relação aos veículos elétricos e, ao mesmo tempo, combinar os carros com os objetivos desejados por seu público-alvo. Por exemplo, a criação de um veículo elétrico eficiente, de longo alcance e acessível já é difícil, mas acrescentar uma opção de estilo de vida - como a capacidade do Bronco de realizar tarefas off-road - é um grande desafio.
O diretor de design da Ford, Anthony Lo, falou sobre essa mesma questão no Detroit Concours d'Elegance em 2023. Via Newsweek:
Acho que o maior desafio está nos produtos off-road. Eu realmente tenho que entender como as pessoas estão usando os veículos hoje. Porque não se trata apenas de estilo. As pessoas perguntam: por que você não pega aquele emblema na frente de um Bronco e o coloca no próximo Bronco EV? Porque a necessidade real de resfriamento ou a falta de necessidade de resfriamento é muito diferente.
Acho que também é preciso pensar em como projetar um futuro Bronco que também atenda a todos os nossos objetivos aerodinâmicos e que possa realmente percorrer mais de 400 milhas com uma única carga.
É importante observar que a Ford ainda está construindo outra picape elétrica, mas ainda não está claro como ela será. A Ford anunciou o Projeto T3 (que significa "Trust the Truck") no ano passado, uma caminhonete que planeja construir em seu megacampus BlueOval City no Tennessee. Presumivelmente, a próxima picape ficará em algum lugar entre o Maverick e o F-150 - pelo menos com base no comentário do CEO Jim Farley durante o lançamento do F-150 Lightning em 2022 - talvez em algum lugar próximo ao segmento onde o Ford Ranger reina.
É interessante notar que a GM cancelou recentemente seus planos para uma picape elétrica baseada na Ultium. Com números de vendas tão fortes por trás do Maverick e as massas clamando por uma versão totalmente elétrica da picape de tamanho médio da Ford, a GM se viu em uma posição forte para conquistar compradores com um revival acessível da S-10 movida a bateria. Mas agora, com os dois principais participantes recuando em suas picapes menores, parece que o mercado terá que esperar.