Durante o evento de lançamento da produção da F-150 Lightning, o CEO da Ford, Jim Farley, deixou escapar uma frase bastante tentadora sobre um futuro próximo em termos de picapes elétricas.

Primeiro, vamos conferir exatamente o que Farley disse. No final da apresentação de 42 minutos, o CEO estava falando sobre as ambições elétricas da Ford e a fábrica do Tennessee, que é tão nova que ainda está sendo construída.

"Eu gostaria que pudéssemos trazer todos vocês para lá, mas nós já estamos empurrando sujeira para baixo em BlueOval City no Tennessee para outra picape elétrica que é diferente desta."

Galeria: Ford - Blue Oval City

Maverick ou Ranger elétrica?

Anunciada em setembro de 2021, a nova instalação da Ford no Tennessee (oficialmente chamada de BlueOval City) será a fábrica de caminhonetes elétricas Série F de próxima geração, bem como baterias avançadas.

A Ford fala especificamente de um modelo Série F neste local. Um porta-voz da Ford confirmou ao Motor1.com que será uma 'picape elétrica de última geração'. Qualquer menção à F-150 ou picapes pesadas está visivelmente ausente nesta discussão. 

Mas considerando rumores anteriores, o lançamento de uma Ranger elétrica também não está fora de questão. Ainda não sabemos se é o referido modelo, ou mesmo se a Ford lançará mais de uma picape, o que não está fora de cogitação, dada a ambição elétrica da marca.

Galeria: Ford F-150 Lightning

Poderia ser uma off-road?

Em termos, a F-150 Lightning é uma picape voltada para as ruas e com alto desempenho. A Ford certamente anuncia a nova Lightning com capacidade off-road, mas você não encontrará nenhum pacote FX4 ou Tremor disponível no configurador. A concorrência eletrificada, notadamente da Jeep e da Rivian, nos dá uma prévia das vantagens da energia elétrica em um cenário off-road.

Além disso, o sucesso da F-150 Raptor mostrou que os compradores de caminhonetes adoram picapes mais brutas. Uma expansão de caminhonetes elétricas de grande porte em território off-road certamente atrairia atenções. 

Poderia ser uma picape Série F radicalmente diferente?

Quando a Chevrolet Silverado EV for colocada à venda em 2024, acompanhará uma saída significativa do resto da linha Silverado movida a combustão, utilizando uma arquitetura completamente nova.

As primeiras imagens da Ram 1500 elétrica sugerem que ela seguirá um caminho semelhante. Enquanto isso, a F-150 Lightning compartilha um pouco com seus irmãos que bebem combustível. Quando a fábrica da Ford no Tennesse entrar em operação, Chevrolet e Ram já deverão ter colocado suas picapes elétricas na rua. Seria o momento perfeito para a Ford lançar um caminhonete elétrica totalmente nova, incorporando um design diferenciado com uma estrutura totalmente nova feita desde o zero. 

Tudo o que sabemos com certeza é que o trabalho atual da Ford com a F-150 Lightning está preparando o futuro para a Série F. E esse futuro está se movendo rapidamente em direção à energia elétrica.