A EZVolt foi anunciada como uma das empresas que tiveram o projeto aprovado para o Sandbox.Rio, que irá criar uma rede pública de estações de carregamento para veículos elétricos no Rio de Janeiro.
A startup, que faz parte da Vibra Energia, irá instalar uma rede de eletropostos para a recarga de veículos elétricos em pontos mapeados na cidade. A seleção foi realizada após uma chamada pública por projetos que buscavam serviços inovadores para a cidade e que ainda não se enquadravam nas regras vigentes. Com o Sandbox regulatório, estas soluções poderão ser testadas no Rio, através de autorização concedida pelo município e em um ambiente controlado.
“Sandboxs são modelos de sucesso em outros países e uma forma de trazer novas tecnologias, um ambiente de inovação para a cidade, um caminho para tornar o Rio uma smartcity. Inovação é um dos pilares de negócio da Vibra e estar neste projeto, junto com a Prefeitura e a nossa investida EZVolt, corrobora com o nosso movimento em energias renováveis e a nossa missão de levar novas fontes energéticas para os nossos clientes. Vamos juntos transformar o Rio”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.
A empresa de energia informa que o projeto prevê a instalação de oito postos de recarga ultrarrápida e rápida, com diferente número de vagas – entre uma e quatro –, espalhados por bairros da cidade.
O estudo dos locais que receberão os pontos está na fase final e busca áreas com maior potencial de recarga de veículos. Os eletropostos poderão atender não apenas usuários de carros híbridos e elétricos, moradores locais ou turistas, mas também frotas logísticas e carros de aplicativos.
Lançado pela Prefeitura do Rio, o Sandbox.Rio é uma espécie de incubadora regulatória, para testar produtos, serviços e processos inovadores que podem trazer inovações e benefícios para a população carioca e para a cidade do Rio.
Desde o ano passado, a Prefeitura tem à sua disposição um instrumento de suporte à inovação e ao desenvolvimento econômico local que, a partir dos dados coletados ao longo da experiência, viabiliza o aperfeiçoamento de um marco regulatório mais receptivo às novas tecnologias. Também estimula a concepção de políticas públicas mais alinhadas à inovação no Rio, que se firma como uma cidade inteligente, modelo no Brasil.
A Vibra vem atuando em diversas frentes e com o apoio da EZVolt têm ampliado sua presença no segmento de recarga no conceito “charge as a service”, onde o carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in é realizado mediante pagamento.
Em sua rede própria de eletropostos localizados nos Postos Petrobras, hoje com sete unidades, os clientes podem fazer a recarga com experiência integrada e energia de fonte renovável, em linha com a estratégia da Vibra - o objetivo é estabelecer a maior e mais robusta rede de recarga elétrica conectada do país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Zletric atinge a marca de 1.000 estações de recarga no Brasil