10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
Com preços a partir de R$ 119.990, o mercado de veículos elétricos ganha cada vez mais opções de novos modelos
[ATUALIZADO EM 27/12/2023]
Procurando pelos carros elétricos mais baratos? As opções para quem quer abandonar o posto de gasolina e passar a dirigir um carro de emissão zero vem crescendo mês a mês no mundo e no Brasil.
E enquanto o mercado mundial de carros elétricos cresce rapidamente, a boa notícia é que tivemos novidades interessantes estreando, como o BYD Dolphin, por exemplo - além disso, a BYD anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para produzir carros elétricos no país. A expectativa é de novos lançamentos e maior oferta de modelos com preços mais acessíveis.
Nesta nova atualização, incluímos os carros elétricos mais recentes para mostrar as 10 opções mais baratas no Brasil. Se antes a lista era dominada apenas por carros compactos e urbanos, a novidade é que agora temos mais opções de SUVs e um sedã com muito espaço interno.
Consideramos somente o preço de tabela, divulgado no configurador oficial de cada marca, para evitar variações causadas por promoções de cada concessionária. Mesmo descontos das fabricantes são desconsiderados, por serem uma situação temporária (como a promoção do e-2008 que acaba essa semana ou o preço promocional de lançamento do Seres 3).
Lista: os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil
1º - Caoa Chery iCar é o carro elétrico mais barato do Brasil
- Preço: R$ 119.990
- Bateria: 30,8 kWh
- Potência e torque: 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 197 km
O subcompacto Caoa Chery iCar é um Chery eQ1 rebatizado e adaptado para o Brasil pela Caoa Chery. Trazendo um bom nível de acabamento e lista de equipamentos com itens até então inéditos no segmento, como o teto panorâmico, o carrinho elétrico mede apenas 3,20 metros e possui 2,15 metros de entre-eixos, sem par entre os concorrentes, o que reafirma sua proposta estritamente urbana.
2º - Renault Kwid E-Tech:
- Preço: R$ 123.490
- Bateria: 26,7 kWh
- Potência e torque: 48 kW (65 cv) e 11,5 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 185 km
Lançado em abril do ano passado, o Kwid E-Tech esgotou rapidamente o primeiro lote de 750 unidades, porém, depois as vendas esfriaram pouco a pouco. O carro elétrico urbano da Renault é totalmente baseado no modelo a combustão e se vale da ampla rede de atendimento da marca francesa no país, o que se revela uma vantagem na hora da manutenção e pós-venda, mas o compacto elétrico já sente o peso da concorrência.
3º - JAC e-JS1
- Preço: R$ 126.900
- Bateria: 30,2 kWh
- Potência e torque: 45 kW (62 cv) e 15,3 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 161 km
O 'caçula' da linha de carros elétricos da JAC já foi o zero emissão mais acessível do país, perdeu o posto, e recentemente voltou a ser o mais barato. Relativamente bem equipado e com um trem de força elétrico adequado para o uso urbano, ainda que tenha ficado com nota zero nos testes de segurança do Latin NCAP, o E-JS1 fez muito sucesso entre os motoristas de aplicativo, sendo o carro de passeio zero emissão mais vendido da marca por um bom tempo.
4º - BYD Dolphin
- Preço: R$ 149.800
- Bateria: 44,9 kWh
- Potência e torque: 94 cv (70 kW) e 18,3 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 291 km
Lançado no final de junho, o BYD Dolphin chegou ao mercado trazendo boas novidades por um preço até então inédito para o seu porte e proposta. O carro elétrico baseado em plataforma dedicada e desenvolvida pela própria BYD chamou a atenção pela qualidade de construção, acabamento, espaço interno e lista de equipamentos de tecnologia e segurança, o que se revela um bom custo-benefício.
5º - GWM Ora 03
- Preço: R$ 150.000
- Bateria: 48 kWh
- Potência e torque: 171 cv (126 kW) e 25,5 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 300 km (WLTP)
Primeiro carro elétrico da GWM a ser lançado no Brasil, o Ora 03 é um compacto com porte similar ao do rival BYD Dolphin e que se destaca pelo trem de força de 171 cv, preço competitivo e ampla lista de equipamentos de conforto e segurança, inclusive com 7 airbags, uma exclusividade no segmento.
6º - Peugeot e-2008
- Preço: R$ 159.990 em preço promocional (Tabela R$ 259.990)
- Bateria: 50 kWh
- Potência e torque: 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 234 km
Versão mais alta do e-208, o Peugeot e-2008 desfruta das mesmas qualidades do hatchback, como ótima dirigibilidade, bom nível de acabamento e oferta de equipamentos. Agora, com a promoção que se tornou uma efetiva redução de preço, desde que a compra seja online, o SUV elétrico ficou um pouco mais acessível em um segmento que vê os preços caírem.
7º - Hyundai Kona Electric
- Preço: R$ 189.990
- Bateria: 39,2 kWh
- Potência e torque: 100 kW (136 cv) e 40,3 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 252 km
Apresentado em abril, o SUV compacto estava disponível para reservas pelo preço de R$ 289.990. No entanto, com o lançamento oficial a Caoa Hyundai reposicionou o modelo e baixou o preço final para R$ 219.990. Novos concorrentes fizeram a marca reduzir ainda mais para o valor atual de R$ 189.990.
8º - Seres 3
- Preço: R$ 199.990
- Bateria: 39,2 kWh
- Potência e torque: 120 kW (163 cv) e 30,6 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 206 km
Com as vendas iniciadas em março, o SUV da fabricante chinesa começou a ser vendido no Brasil por R$ 240.000. No entanto, com a chegada de novos concorrentes elétricos no país, a marca foi reposicionando o preço até chegar aos R$ 199.990. É o primeiro modelo da marca que mudou sua estratégia e anunciou a criação de uma rede de concessionárias nos país.
9º - Fiat 500e
- Preço: R$ 214.990
- Bateria: 42 kWh
- Potência e torque: 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 227 km
Os fãs do "Cinquecento" podem encontrar no Brasil o Fiat 500e. Versão moderna e elétrica do modelo icônico, ficou maior e trazendo boas evoluções na comparação com a geração anterior. Com tudo isso, o compacto ainda mantém seu perfil urbano e também não deixou de lado sua alma italiana. No entanto, nunca foi um destaque de vendas no segmento.
10º - Peugeot e-208
- Preço: R$ 238.825
- Bateria: 50 kWh
- Potência e torque: 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm
- Autonomia (Inmetro): 220 km
O Peugeot e-208 GT chegou ao mercado brasileiro com preço salgado, foi reposicionado com a chegada do e-2008 e agora voltou a ficar mais caro (inclusive que o próprio e-2008). Importado da Europa, entrega ótimo nível de acabamento interno, boa oferta de equipamentos e tecnologia e dirigibilidade entre as melhores do segmento, só pecando mesmo pelo baixo alcance na estrada, algo que deve ser corrigido com o modelo atualizado que chega no ano que vem.
Quais são os carros elétricos mais baratos do Brasil?
- Caoa Chery iCar - R$ 119.990
- Renault Kwid E-Tech - R$ 123.490
- JAC e-JS1 - R$ 126.900
- BYD Dolphin - R$ 148.900
- GWM Ora 03 - R$ 150.000
- Peugeot e-2008 - R$ 159.990 preço promocional (Tabela R$ 219.990)
- Hyundai Kona EV - R$ 189.990
- Fiat 500e - R$ 214.990
- JAC e-JS4 - R$ 229.900
- Peugeot e-208 - R$ 238.990
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Pegueot promove experiência elétrica com e-2008 de R$ 209.990 em SP
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Novo Peugeot e-208 2024 com retoque visual e 400 km de alcance é revelado
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Peugeot e-208 está sendo vendido com duas opções de motor elétrico na Europa