Renault 5, carro elétrico 'popular' sucessor do Zoe, começa a ser revelado
Baseado em uma nova plataforma, modelo será mais eficiente e terá autonomia de 400 km
O Renault 5 é o próximo carro elétrico de entrada montadora francesa. Apresentado como protótipo funcional, o mais novo modelo se prepara o lançamento nos próximos meses e começa a ser revelado em sua forma definitiva. Com a missão de suceder o veterano Renault Zoe, ele reflete um projeto mais moderno, com foco em eficiência e preço final mais baixo.
Nascido em uma nova plataforma, o Renault 5 se apresenta como um carro elétrico urbano de construção moderna. O modelo, ainda na forma de protótipo, já apareceu em eventos automotivos como o Salão de Munique de 2021, e já está sendo testado pelas ruas da Europa.
Galeria: Renault 5 - protótipo
E agora, a Renault publicou fotos com um protótipo do Renault 5 em um comunicado à imprensa que detalha o centro de desenvolvimento, que fica nos arredores de Paris, no qual o novo carro elétrico está sendo testado.
O chamado Global Production Engineering Center é o local onde os protótipos de todos os futuros modelos Renault são desenvolvidos e montados, desde as primeiras fases de mula até os veículos finais de teste de pré-produção.
De modo geral, as imagens teaser mostram o protótipo que remete ao Renault 5 original, mas ao mesmo tempo incorpora elementos modernos. Para quem viu o Renault 5 Prototype e gostou, saiba que a versão final ficará muito próxima do protótipo.
Nas imagens divulgadas pela Renault ainda não dá pra ver todos os detalhes do novo carro elétrico, como o design do para-choque dianteiro, rodas e painel traseiro, por exemplo, o que deve ser revelado muito breve, considerando que o lançamento não está longe - deve ser ao menos apresentado até o final de 2023.
Renault 5 EV Prototype no IAA 2021
O Renault é baseado na nova plataforma CMF-B EV, que é destinada a modelos do segmento B e tem como vantagem custos de produção até 30% menores em comparação com o Renault Zoe, que deve sair de linha no próximo ano. Isso porque a arquitetura compartilha cerca de 70% de seus componentes com a plataforma CMF-B da Renault, que é usada por veículos com motores de combustão interna.
Ainda não há muitos detalhes e especificações sobre o novo Renault 5, mas ele terá um motor elétrico dianteiro e uma bateria mais leve que a do Renault Zoe. Trata-se de um carro com proposta urbana e que terá autonomia na casa dos 400 km, segundo relatado quando o protótipo foi apresentado.
Sucessor natural do Renault Zoe, que foi lançado no Brasil em 2018, ainda na primeira geração, o novo Renault 5 tem a mesma proposta de carro elétrico urbano, mas será mais leve e eficiente, entregando autonomia maior e mais tecnologia. A estreia deve ocorrer até o fim de 2023 e a chegada aos mercados em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD: Novo SUV elétrico compacto é revelado em primeiras imagens
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança