Renault Zoe sairá de linha com a chegada da nova família de carros elétricos
A nova linha de veículos elétricos da montadora francesa terá os modelos Renault 4, Renault 5, Megane e Scenic
O Renault Zoe sairá de linha. O carro elétrico da montadora francesa, que chegou ao mercado em 2012 e agora está em sua segunda geração, não terá um sucessor. Ele ainda ficará no mercado por um tempo e acabará dando lugar aos novos carros elétricos planejados: o Renault 4 e o Renault 5, previstos para 2025.
Quem confirmou a informação foi Fabrice Cambolive, diretor de operações da Renault, que deu uma entrevista à revista britânica Autocar, na qual também confirmou que a montadora está se preparando para enfrentar o futuro com uma linha de novos carros movidos a bateria que se juntarão a modelos com diferentes graus de hibridização.
Galeria: Renault 4ever Trophy (2022) - Salão de Paris
Estratégia orientada à demanda
Cambolive disse que a velocidade com que a Renault irá migrar para o carro elétrico dependerá do mercado. "Se houver mercados totalmente elétricos", explicou ele, "teremos os modelos movidos a bateria certos para atender às necessidades desses clientes. Mas entre agora e 2035 continuaremos a produzir outros carros, como o Clio e o Captur, que serão baseados em tecnologia híbrida."
Nesta fase de renovação da linha, o Renault Zoe não terá mais espaço. Ainda não foi definida uma data de despedida, mas o famoso carro elétrico urbano, que se estabeleceu como o carro elétrico mais vendido na Europa em 2015 e 2016, acabará se aposentando.
Renault 5 Prototype - IAA 2021
Os 4 carros elétricos do futuro
Em seu lugar haverá 4 novos carros elétricos que se juntarão a 4 carros híbridos. "Esta é a melhor solução para uma oferta equilibrada e competitiva a ser proposta na Europa – disse Cambolive -. Nosso objetivo é um alcance completo, mas racional. Todos os modelos terão um ou no máximo dois powertrains para escolher e um máximo de dois ou três níveis de equipamento."
Renault Scenic Vision - Salão de Paris 2022
Os carros elétricos, portanto, serão Megane e Scenic, os primeiros já à venda, o segundo (antecipado pelo conceito Vision Scenic) em breve, e em 3 anos Renault 4 e Renault 5. "Nesta fase de mudança – disse Cambolive – focamos em carros elétricos com maior rentabilidade, então os carros compactos chegarão ao mercado".
Renault Megane E-Tech no Brasil
Lançado no Brasil em 2018, ainda na primeira geração, o Renault Zoe foi atualizado por aqui em abril do ano passado. O modelo de segunda geração renovou o visual, ganhou um motor elétrico mais potente e novos equipamentos, sendo vendido atualmente por R$ 239.990.
Galeria: Renault Zoe 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Zoe sai de linha no Brasil junto com a chegada do Megane E-Tech
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Renault Zoe terá produção encerrada em março de 2024
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Renault Zoe: como é viajar de São Paulo ao Paraná com um carro elétrico?
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico na vida real?