A guerra de preços de carros elétricos na China tomou grandes proporções com as seguidas reduções aplicadas pelas principais montadoras no país asiático. Antes que se criasse um desequilíbrio na indústria, a entidade que representa os fabricantes locais se comprometeu a criar mecanismos para evitar "preços anormais" no maior mercado automotivo do mundo.
No entanto, a "promessa" de regular a situação e evitar que as montadoras continuassem baixando os preços foi por água abaixo. Conforme relatado pela Reuters, a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), que inclui fabricantes de veículos elétricos como Nio, Xpeng e Tesla, retirou a promessa feita por 16 de seus membros de evitar "preços anormais" apenas dois dias após sua publicação.
Como motivação por trás da retratação, a CAAM citou uma lei antitruste, o que significa que a guerra de preços de veículos elétricos iniciada pela Tesla, provavelmente continuará, ao menos no mercado chinês.
O curioso é que antes mesmo da CAAM voltar atrás de forma declarada, a Tesla se adiantou em atualizar sua tabela, incluindo reduções de preços para todos os seus veículos de passageiros, bem como créditos que podem ser usados pelos clientes no aplicativo de smartphone da montadora.
No comunicado oficial, a CAAM disse em seu site que a promessa de "regular" preços violou a lei antitruste da China e disse que a excluiria de uma lista de compromissos assinados pelas montadoras. Também instou as 16 empresas e o resto de seus membros a cumprir estritamente a lei antitruste e competir de forma justa com preços independentes.
Sem valor jurídico, a princípio, o primeiro ponto do documento afirmava que as empresas "cumprirão as regras e regulamentos do setor, regularão as atividades de marketing, manterão uma ordem de concorrência justa e não perturbarão a ordem de concorrência leal do mercado com preços anormais".
As montadoras que assinaram o compromisso (que foi cancelado) foram: Dongfeng Motor, China FAW, SAIC, BAIC, Changan Automobile, GAC, Chery, JAC, Geely, China National Heavy Duty Truck, Great Wall Motor, BYD, Nio, Li Auto, Xpeng e Tesla.
Apoiada em parte nessa forte redução de preços, Tesla e BYD bateram seus recordes históricos de entrega de veículos elétricos na China no segundo trimestre de 2023, com mais de 93.000 unidades vendidas pela montadora norte-americana no país e mais de 251.000 modelos híbridos plug-in e elétricos entregues pela montadora chinesa.
Fonte: Reuters
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