Os carros híbridos plug-in estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Entre as opções de eletrificação disponíveis (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) no mercado, os modelos PHEV foram os que mais avançaram nos últimos 12 meses, segundo os dados compilados pela ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos).
Foram 32.239 emplacamentos de eletrificados entre janeiro e junho de 2023, um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427). Desse total, foram vendidos 11.475 veículos híbridos plug-in (PHEV), um crescimento de 206% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Ainda que os híbridos (HEV) liderem o segmento, inclusive, com ampla participação dos híbridos flex (representados pelo Toyota Corolla e Corolla Cross), a distância para os modelos PHEV vem caindo mês a mês.
Entre os motivos para o avanço dos híbridos plug-in está o lançamento de novos modelos com esse tipo de propulsão no mercado brasileiro. Além de modelos já estabelecidos como Volvo XC60 e Caoa Chery Tiggo 8, novidades como o BYD Song Plus e, sobretudo, o GWM Haval H6 PHEV (o modelo mais vendido com esse tipo de propulsão no mês passado) ajudam a impulsionar o segmento.
Além disso, a ABVE destaca que uma parcela cada vez maior do público consumidor consegue perceber as vantagens dos híbridos plug-ins, como a possibilidade de rodar no modo totalmente elétrico na maior parte do tempo.
Somando os modelos híbridos plug-in (PHEV) com os elétricos a bateria (BEV), o total de emplacamentos foi de 15.252 no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 113% em comparação com as 7.148 unidades no mesmo período do ano passado.
Outro ponto importante é que os modelos eletrificados plug-in (PHEV + BEV) estão avançando no Brasil, em detrimento dos híbridos (HEV), uma tendência que é observada também nos mercados onde a eletrificação está mais avançada, como EUA, China e Europa.
Confira abaixo a participação entre os eletrificados:
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance