A ABB desenvolveu uma nova solução de carregamento rápido para veículos elétricos que promete compensar as deficiências de fornecimento da rede, mantendo a potência de recarga mesmo diante de eventuais problemas.
Para desenvolver a solução, a ABB relata uma parceria com o grupo de concessionárias de automóveis AMAG da Suíça. Nesta fase, a AMAG está instalando estações de carregamento e sistema de gerenciamento de energia ABB Terra 360 em 13 locais na Suíça.
Em alguns locais, as estações de carregamento serão alimentadas com energia por meio do sistema MegaFlex DPA UPS que nivela os picos de demanda de energia, garantindo que o carregamento rápido possa continuar mesmo quando o fornecimento da rede apresentar dificuldades.
"Embora a potência máxima usual de carregamento para veículos elétricos disponíveis atualmente seja de 150 a 270 kW, esperamos que o padrão para carros de passeio suba para 350 a 360 kW nos próximos anos, resultando em uma redução maciça no tempo de carregamento. Com nossa rede de locais próximos a rodovias, oferecemos uma adição atraente à rede de carregamento.” disse Frank Böhmerle, diretor de tecnologia da AMAG Automobil & Motoren AG.
O carregador Terra 360 da ABB fornece uma potência máxima de 360 kW e pode carregar dois carros simultaneamente. Quando a bateria de um veículo elétrico se aproxima da carga total e o carregamento diminui, o Terra 360 detecta, reduz a potência de carregamento e fornece mais potência ao outro veículo.
Para compensar quaisquer desafios de fornecimento de rede local, em alguns locais, o Terra 360 se conecta à rede por meio de um sistema UPS ABB Megaflex DPA de 500 kW.
A solução “peak-shaving” (redução de picos) foi desenvolvida em parceria com o Centro de Excelência da ABB para sistemas de fornecimento de energia ininterrupta (UPS) em Quartino, na Suíça, e garante o fornecimento de energia estável para data centers. Durante o carregamento rápido, o sistema de armazenamento de energia de íons de lítio de 150 kWh do MegaFlex cobre picos que excedem a energia disponível da rede elétrica.
“O compromisso da AMAG com a descarbonização envolveu o uso de tecnologias inovadoras e agradecemos a estreita cooperação com elas. Nossa liderança tecnológica em E-Mobility vai além da infraestrutura da estação de recarga para enfrentar os desafios de abastecimento da rede. A solução abrangente desenvolvida para a AMAG inclui distribuição, sistema de redução de pico, bateria e sistema de gerenciamento de energia.” disse Adrian Wachholz, diretor administrativo da ABB E-mobility AG Suíça.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Zletric atinge a marca de 1.000 estações de recarga no Brasil