O aumento da velocidade de carregamento para os veículos elétricos é um ponto crucial na transição energética, sobretudo para os caminhões e ônibus. De olho nessa necessidade, a Scania testou com sucesso um sistema piloto de carregamento de megawatts da ABB E-mobility.

Esse movimento representa um novo marco no desenvolvimento de soluções de carregamento de alta potência para veículos comerciais. De acordo com o comunicado oficial da ABB, esta tecnologia permitirá metade do tempo de carregamento para veículos pesados, um fator que ajudará a impulsionar a venda desse tipo de veículo. 

ABB Scania carregador eletrico megawatt (3)

O teste inicial representa o primeiro passo para provar a viabilidade técnica do carregamento de alta corrente. Isso resultará na implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando em 1.500 Amperes e, eventualmente, estendendo-se para o escopo completo do MCS de até 3.000 Amperes. Este é um padrão de carregamento no qual a Scania e a ABB E-mobility investiram e foram fundamentais para o desenvolvimento em colaboração com a CharIN (o padrão MCS é esperado para 2024).

Elétricos serão 50% das vendas em 2030

A tecnologia MCS é crítica para os caminhões elétricos de longa distância, em que tanto o tempo de direção quanto o tempo de descanso são regulados por lei. O veículo pode ser conduzido por no máximo 4,5 horas antes que o motorista precise fazer uma pausa de 45 minutos e, durante esse período, o caminhão precisa carregar com energia suficiente para operar por mais 4,5 horas. Devido ao tamanho das baterias, o carregamento rápido e de alta potência é essencial.

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Todo esse investimento mira uma meta agressiva de eletrificação da Scania, com o objetivo de que 50% das vendas anuais da empresa sejam de veículos elétricos em 2030. Nesse ponto, a infraestrutura e a rapidez do carregamento é crucial. 

"Verificamos um impulso no transporte elétrico e o nosso objetivo é que 50% de todos os veículos que vendermos anualmente até 2030 sejam elétricos. Para atingir esse objetivo, será necessária infraestrutura e o MCS é uma peça crucial do quebra-cabeça para que ela avance daqui para frente ", disse Fredrik Allard, Responsável da E-mobility, Scania.


A partir deste ano, a Scania pode oferecer caminhões com o conector pré-padrão MCS para clientes com necessidades específicas e pronunciadas, com o início da produção previsto para 2024. Por sua vez, a ABB E-mobility apresentará a próxima iteração de sua tecnologia MCS entre o final de 2024 e o início de 2025.

Além dos carregadores megawatts, a ABB trabalha em diversas frentes no campo de infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Recentemente, a empresa comemorou a produção de 1 milhão de carregadores elétricos, além de apresentar inovações como estações inteligentes que detectam fontes renováveis automaticamente.