Embora a China ostente o título de maior mercado de carros elétricos do mundo, com mais de 5 milhões de unidades vendidas em 2023, sinais preocupantes indicam uma desaceleração no setor. Fabricantes chineses que antes desfrutavam de um crescimento constante agora enfrentam quedas nas vendas e receitas, enquanto uma guerra de preços ferrenha se instala entre as empresas locais em busca de consumidores.
O crescimento do mercado de veículos elétricos (EVs) na China mostra sinais de desaceleração em comparação com o ritmo acelerado de 2023. Essa tendência fica evidente nos resultados do último trimestre da BYD, uma das principais fabricantes de EVs do país.
Apesar da desaceleração geral do mercado, a BYD encerrou 2023 com um ano espetacular. Seus lucros líquidos dispararam mais de 80% em relação ao ano anterior, consolidando sua posição como líder de mercado. No último trimestre do ano, a BYD superou a Tesla em número total de EVs vendidos, assumindo a liderança global nesse segmento.
Por outro lado, as projeções mostram que a BYD não se sairá tão bem em 2024. Ela relatou um lucro líquido para o primeiro trimestre que foi 47% menor do que no quarto trimestre de 2023. Isso resultou da venda de quase 34% menos veículos plug-in (EVs e PHEVs combinados) no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último trimestre de 2023.
No entanto, embora as vendas do primeiro trimestre de 2024 tenham caído na comparação com o quarto trimestre de 2023, em relação ao primeiro trimestre de 2023, elas tiveram aumento de 13,4%.
O início de ano mais lento da BYD foi atribuído à celebração do Ano Novo Chinês e a outros fatores que fizeram com que menos pessoas comprassem veículos elétricos. No entanto, as vendas aumentaram em março, quando a empresa vendeu quase 140.000 veículos elétricos, e se mantiveram fortes até abril. Embora a BYD esteja desacelerando e enfrentando uma crescente concorrência local, ela ainda registrou um lucro líquido de 10,6% no primeiro trimestre, enquanto sua receita aumentou 4%.
A BYD foi destronada no primeiro trimestre de 2024 pela Tesla, que recuperou seu título de maior vendedora de veículos elétricos do mundo. A Tesla não é a única fabricante que está reduzindo agressivamente seus preços para atrair compradores; a BYD reduziu o preço de seus modelos plug-in em 5 a 20% em fevereiro para ajudar a convencer os compradores a não optarem por um veículo de combustão pura e para atacar os rivais.
Depois que a BYD anunciou cortes de preços em muitas de suas marcas, que foram iniciados com uma queda de 20% no preço do híbrido plug-in Qin Plus DM-i, a Tesla também reduziu os preços da dupla Model 3 e Y fabricados na China em mais de 5%, e isso foi seguido por um corte de preços de 5,7% da Li Auto, que vende veículos eletrificados premium.
De acordo com um relatório do Goldman Sachs citado pelo South China Morning Post, as guerras de preços podem continuar até 2024, levando o segmento de veículos elétricos a uma lucratividade negativa. O relatório afirma que, devido a uma queda média de 21.000 yuans (cerca de US$ 2.900 nas taxas de câmbio atuais) no preço dos VEs em todo o setor (cerca de 11% de seu valor em média), o lucro geral dos VEs caiu de 2.100 yuans (cerca de US$ 290) para 1.600 yuans negativos (prejuízo de cerca de US$ 220) desde julho de 2023. No entanto, esses números podem sair do vermelho até o final do ano.
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