A Nio, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou sua nova submarca chamada Onvo, que atacará um segmento mais acessível, competindo diretamente com a Tesla. Para alimentar esses carros, a Nio firmou um inesperado acordo com sua rival BYD, uma das gigantes do mercado de baterias para veículos elétricos.

Esta é uma jogada estratégica para ambas as empresas. A BYD expande sua atuação para além da fabricação de carros elétricos com sua própria marca, tornando-se fornecedora de baterias para a concorrência. Já a Nio reduz custos, fator crucial no competitivo mercado chinês de EVs, onde o preço das baterias representa a maior parcela do valor final do veículo.

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Inicialmente, a Nio planejava produzir suas próprias baterias, mas abandonou a ideia em dezembro de 2023 para focar na redução de custos e reverter prejuízos, enquanto amplia sua linha de novos modelos.

A Onvo se prepara para lançar seu primeiro modelo, o crossover L60. O veículo contará com duas opções de baterias de diferentes capacidades, buscando atender a diversas faixas de preço:

  • Versões de entrada: Bateria LFP (lítio-ferrofosfato) de 60 kWh fornecida pela BYD, com menor custo.
  • Variantes topo de linha: Bateria NCM (níquel, cobalto, manganeso) fabricada pela CALB, oferecendo maior autonomia e capacidade de 90 kWh.
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Plataforma e compatibilidade com estações de troca de baterias:

O Onvo L60 será construído sobre a plataforma NT3.0 da Nio, o que significa que suas baterias serão intercambiáveis. Isso permitirá que os proprietários do veículo utilizem as estações de troca rápida da Nio, substituindo uma bateria descarregada por uma totalmente carregada em apenas alguns minutos. A Onvo terá seus próprios centros de distribuição, mas compartilhará o serviço pós-venda com a Nio.

No entanto, a Nio não confirmou oficialmente a parceria com a BYD, e vale destacar que a mesma vem se expandindo como fornecedora de baterias. Atualmente, a empresa atende a Tesla em sua fábrica de Berlim e diversas montadoras chinesas estatais. No entanto, a expectativa é que a maior parte da produção de baterias da BYD continue voltada para seus próprios veículos elétricos.

A escolha por baterias de menor alcance pela Nio reflete uma tendência do mercado chinês. Os consumidores locais estão mais abertos a essa opção, que possibilita preços mais baixos para os carros elétricos, graças à ampla rede de estações de troca de baterias, como a oferecida pela própria Nio, e a maior disponibilidade de pontos de recarga.

Espera-se que o Onvo L60 seja vendido por cerca de 220.000 yuans (aproximadamente US$ 30.500). Com a opção de bateria como serviço (BaaS), o preço pode cair para 170.000 yuans (aproximadamente US$ 23.550 dólares). Ambiciosa, a meta de vendas é de 20.000 unidades por mês.

O lançamento do Onvo L60 está previsto para o terceiro trimestre de 2024, com as entregas começando no quarto trimestre. Apesar da ausência de confirmação oficial, há indícios que sugerem a chegada do modelo ao mercado europeu em 2025. 

Fonte/fotos: AutoHome