A opção de bateria básica dos veículos da NIO receberá em pequena uma atualização com a chegada dos carros ano modelo 2024. De acordo com a empresa, a bateria padrão de 75 kWh com química dupla (LFP/NCM) será substituída por uma nova bateria de 75 kWh com apenas células LFP. Isso deve simplificar a produção e reduzir os custos. A química da célula da bateria LFP é conhecida como uma das mais baratas por kWh.

Lembre-se de que, inicialmente, a NIO ofereceu uma bateria de 70 kWh totalmente NCM (níquel-manganês-cobalto) e uma opção de 100 kWh também NCM. No final de 2021, a bateria NCM de 70 kWh foi substituída pelo pacote híbrido de 75 kWh (LFP/NCM). O novo pacote era uma solução cell-to-pack (CTP), sem módulos de bateria, o que melhorou a densidade de energia e a energia total.

Pacote de bateria de células híbridas NIO - versão 75 kWh

As células LFP (fosfato de ferro-lítio), porém, têm uma densidade energética menor que as NCM. Ou seja, para oferecer a mesma capacidade em kWh, tendem a ser maiores e mais pesadas. Agora, com o avanço da tecnologia, a bateria das versões básicas será totalmente LFP (células CATL), mantendo sua capacidade de 75 kWh, reduzindo a complexidade e o custo.

 

Embora a redução de custos pareça ser o principal tópico atualmente - especialmente na China, onde a guerra de preços dos veículos elétricos é bastante acirrada -, a nova bateria também traz algumas melhorias de desempenho. A nova bateria da NIO foi otimizada em relação a algoritmos, materiais e desempenho. A potência de pico do carregamento rápido em corrente contínua aumentará de 140 kW para 170 kW, enquanto o tempo de carregamento de 10 a 80% será menor (27 minutos em vez de 30 minutos).

As vantagens da LFP sobre a NCM não são apenas os custos, mas também um ciclo de vida muito bom e alta segurança, enquanto que, além da densidade de energia mais baixa, há outros problemas relacionados ao desempenho em climas frios (carregamento) ou à dificuldade de estimar o estado de carga.

A NIO também tem uma opção de bateria de estado sólido de 150 kWh para aqueles que precisam de uma autonomia extra. Esse novo pacote tem o mesmo tamanho e peso semelhante ao da bateria de 100 kWh. Todos os três tipos de bateria são compatíveis com as estações de troca de bateria da NIO.