A gama de carros elétricos da fabricante chinesa NIO continua crescendo. Depois dos mais recentes SUV, agora é a vez do ET9, uma grande sedã com a qual o fabricante alemão entra no seleto segmento de carros de ultra-luxo elétricos, ainda muito pouco povoado. O carro mostra o melhor que a empresa tem para oferecer.
Alguns números? Utiliza 525 novas patentes e estreia 17 novas tecnologias. O NIO ET9 é, portanto, para todos os efeitos, uma espécie de carro-laboratório equipado com todas as melhores soluções que a empresa tem para oferecer no domínio da transmissão elétrica, suspensão e dinâmica de condução.
Arquitetura de 900 volts
O NIO ET9, de 5,3 metros, foi oficialmente anunciado durante o NIO Day, realizado em 23 de dezembro. No evento de fim de ano da montadora, o fundador e diretor executivo William Li anunciou que sedão será o primeiro veículo a ser construído sobre a nova plataforma NT3.
O interior do ET9 é uma espécie de sala de estar sobre rodas. Estritamente para quatro pessoas
Trata-se de uma arquitetura de 900 volts que garante um carregamento ultrarrápido até 600 kW, o que se traduz num ganho de autonomia de mais de 250 km em apenas cinco minutos. Quanto aos motores, o carro tem dois: um na frente com 245 cv e outro na traseira com até 462 cv. Isto eleva a potência total para 707 cv.
A nova plataforma do ET9 está também equipada com o mais recente chip de 7nm desenvolvido internamente e dedicado à condução autônoma, que será igualmente avançada. Além disso, o carro será equipado com uma suspensão ativa que, de acordo com os designers, estabelecerá novos padrões na indústria.
Eixo traseiro do ET9 também gira para facilitar manobras
Expansão para cima
O ET9 foi desejado porque, como William Li explicou durante o NIO Day, 2025 será um ano em que os veículos elétricos topo de gama ganharão uma boa parcela de mercado. Daqui a apenas dois anos, o supercarro será lançado no mercado.
Mas a NIO também está trabalhando para aumentar os volumes. Para isso, está criando marcas dedicadas à produção de carros elétricos acessíveis que também serão vendidos na Europa.