A gama de carros elétricos da fabricante chinesa NIO continua crescendo. Depois dos mais recentes SUV, agora é a vez do ET9, uma grande sedã com a qual o fabricante alemão entra no seleto segmento de carros de ultra-luxo elétricos, ainda muito pouco povoado. O carro mostra o melhor que a empresa tem para oferecer.

Alguns números? Utiliza 525 novas patentes e estreia 17 novas tecnologias. O NIO ET9 é, portanto, para todos os efeitos, uma espécie de carro-laboratório equipado com todas as melhores soluções que a empresa tem para oferecer no domínio da transmissão elétrica, suspensão e dinâmica de condução.

Arquitetura de 900 volts

O NIO ET9, de 5,3 metros, foi oficialmente anunciado durante o NIO Day, realizado em 23 de dezembro. No evento de fim de ano da montadora, o fundador e diretor executivo William Li anunciou que sedão será o primeiro veículo a ser construído sobre a nova plataforma NT3.

Nenhum ET9 (2025)

O interior do ET9 é uma espécie de sala de estar sobre rodas. Estritamente para quatro pessoas

Trata-se de uma arquitetura de 900 volts que garante um carregamento ultrarrápido até 600 kW, o que se traduz num ganho de autonomia de mais de 250 km em apenas cinco minutos. Quanto aos motores, o carro tem dois: um na frente com 245 cv e outro na traseira com até 462 cv. Isto eleva a potência total para 707 cv.

A nova plataforma do ET9 está também equipada com o mais recente chip de 7nm desenvolvido internamente e dedicado à condução autônoma, que será igualmente avançada. Além disso, o carro será equipado com uma suspensão ativa que, de acordo com os designers, estabelecerá novos padrões na indústria.

Nenhum ET9 (2025)

Eixo traseiro do ET9 também gira para facilitar manobras

Expansão para cima 

O ET9 foi desejado porque, como William Li explicou durante o NIO Day, 2025 será um ano em que os veículos elétricos topo de gama ganharão uma boa parcela de mercado. Daqui a apenas dois anos, o supercarro será lançado no mercado.

Mas a NIO também está trabalhando para aumentar os volumes. Para isso, está criando marcas dedicadas à produção de carros elétricos acessíveis que também serão vendidos na Europa.  

 

Galeria: Nio ET9 (2025)