BAIC, CATL e Xiaomi: as três gigantes chinesas de veículos, baterias e eletrônicos unem forças em uma joint venture de acumuladores. A tarefa da empresa recém-fundada, batizada de Beijing Era New Energy Technology, será construir uma fábrica "inteligente" dedicada a baterias de íons de lítio para carros elétricos.

As empresas não especificam as características da fábrica, mas dizem que ela será construída em Pequim e que seu capital social será de 1 bilhão de yuans (127,25 milhões de euros), com a BAIC contribuindo com 39%, enquanto a CATL e a Xiaomi contribuirão com 51% e 5%, respectivamente.

Carros elétricos em Shanghai

Armazenamento e próximas etapas

Também faltam informações sobre os 5% restantes da propriedade. De qualquer forma, o foco da joint venture não será apenas as baterias de veículos, mas também o desenvolvimento, a produção e a venda de baterias estacionárias, bem como serviços pós-venda e consultoria técnica. 

Ao anunciar o acordo, a BAIC relembrou sua colaboração no carro elétrico com a Huawei por meio da marca Arcfox.

CATL no Salão Automóvel de Xangai

Espera-se que a próxima novidade seja um sedã totalmente elétrico de alta qualidade, sempre descrito como "inteligente". Ele deve chegar às ruas já em 2024, com uma meta de produção de 120.000 unidades por ano. Por outro lado, sua parceria com a CATL, a maior fabricante de baterias do mundo, remonta a 2010.

Refletindo ambições estratégicas mais amplas, esta iniciativa se alinha com a agenda de desenvolvimento econômico e social de Pequim, conforme ressaltado na "2024 Government Work Report Key Task List", publicada pelo Governo Popular Municipal de Pequim em fevereiro deste ano.