Dos smartphones aos carros elétricos, a Huawei é um claro exemplo de que os novos players podem ser bastante competitivos no segmento automotivo. A marca Aito, de propriedade da Huawei, foi a fabricante mais vendida da China entre as startups de veículos elétricos pelo segundo mês consecutivo.
Conforme detalha a matéria do Automotive News, a Aito vendeu 21.142 veículos elétricos em fevereiro, número que permitiu à marca da Huawei superar a Li Auto (20.251) pelo segundo mês, até então a startup de elétricos líder na China.
Galeria: Seres 7 (Aito M7)
Mais abaixo no ranking, a Nio entregou apenas 8.132 carros, queda de quase 20% na comparação mensal. Pior resultado teve a Xpeng, que ficou com apenas 4.545 veículos elétricos em meio a gargalos na cadeia de suprimentos.
Para colocar os números da Huawei em perspectiva, a gigante global BYD teve 121.748 unidades vendidas no mês passado, enquanto a Tesla comercializou 60.365 veículos elétricos que foram produzidos em sua fábrica em Xangai.
![Seres 5 - loja BR (3)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
As vendas do setor automotivo geral tiveram um resultado mais fraco na China em fevereiro. Motivado, entre outras coisas, pelo feriado do Ano Novo chinês, uma queda de 21% na comparação anual e 46% em relação ao mês anterior. No segmento de NEVs, as vendas totais caíram 12% ano a ano, para 388 mil unidades.
No Brasil, a Huawei marca presença com os modelos Seres 3 e Seres 5, lançados recentemente, além do Seres 7 (Aito M7), que já está disponível para reservas no país e terá o preço revelado até abril.
Fonte: Automotive News