Dos smartphones aos carros elétricos, a Huawei é um claro exemplo de que os novos players podem ser bastante competitivos no segmento automotivo. A marca Aito, de propriedade da Huawei, foi a fabricante mais vendida da China entre as startups de veículos elétricos pelo segundo mês consecutivo.
Conforme detalha a matéria do Automotive News, a Aito vendeu 21.142 veículos elétricos em fevereiro, número que permitiu à marca da Huawei superar a Li Auto (20.251) pelo segundo mês, até então a startup de elétricos líder na China.
Galeria: Seres 7 (Aito M7)
Mais abaixo no ranking, a Nio entregou apenas 8.132 carros, queda de quase 20% na comparação mensal. Pior resultado teve a Xpeng, que ficou com apenas 4.545 veículos elétricos em meio a gargalos na cadeia de suprimentos.
Para colocar os números da Huawei em perspectiva, a gigante global BYD teve 121.748 unidades vendidas no mês passado, enquanto a Tesla comercializou 60.365 veículos elétricos que foram produzidos em sua fábrica em Xangai.
As vendas do setor automotivo geral tiveram um resultado mais fraco na China em fevereiro. Motivado, entre outras coisas, pelo feriado do Ano Novo chinês, uma queda de 21% na comparação anual e 46% em relação ao mês anterior. No segmento de NEVs, as vendas totais caíram 12% ano a ano, para 388 mil unidades.
No Brasil, a Huawei marca presença com os modelos Seres 3 e Seres 5, lançados recentemente, além do Seres 7 (Aito M7), que já está disponível para reservas no país e terá o preço revelado até abril.
Fonte: Automotive News