A BMW fez um anúncio importante nesta última semana que é o início da construção de uma nova fábrica para baterias de alta tensão na Tailândia. Além disso, o comunicado da marca alemã confirma a produção local de um novo carro elétrico no segundo semestre de 2025.

Os trabalhos já estão em andamento na unidade de Rayong, Tailândia, inicialmente preparando a linha de produção de baterias Gen-5 para veículos elétricos e posteriormente para a fabricação de carros elétricos no local. 

"A produção local de baterias de alta tensão em Rayong é o próximo passo lógico na eletrificação contínua de nossa rede de produção", disse o membro do Conselho de Produção da BMW, Milan Nedeljković, que viajou a Rayong para a cerimônia de inauguração. "Mais uma vez, aplica-se o princípio do 'local para local', apoiando o desenvolvimento económico, as oportunidades de emprego e a transferência de conhecimento na Tailândia e na região da ASEAN."

BMW - Rayong, Tailândia

Com investimento de aproximadamente 42 milhões de euros, a futura instalação de montagem de baterias de alta tensão terá uma área de 4.000 metros quadrados. Na prática, a nova linha converterá células de bateria importadas em módulos que serão integrados em baterias de alta tensão para VEs. 

Galeria: BMW - Rayong, Tailândia

Vale mencionar que o BMW Group já monta baterias para os modelos híbridos plug-in fabricados localmente desde 2019. Estratégico para as operações globais do grupo, o complexo de Rayong produz uma variedade de modelos das linhas Série 1, Série 2, Série 3, Série 7, X1, X3 e X5, entre outros. Em 2023, saíram das linhas de produção mais de 12.000 veículos e quase 11.000 motocicletas. 

Início da produção do BMW i5 (2023)

Por que a Tailândia?

Com o anúncio da marca bávara, a Tailândia será o primeiro país do Sudeste Asiático com uma unidade de produção de baterias BMW EV, depois das fábricas na China e na Hungria, respectivamente. 

O mercado tailandês de veículos elétricos está crescendo rapidamente, graças às políticas governamentais para promover a indústria e a eletrificação, com o objetivo de tornar a Tailândia um centro regional de produção de VEs - meta de 30% de participação dos VEs na produção total até 2030.