A fabricante chinesa de veículos elétricos NIO continua a expandir suas parcerias estratégicas no domínio do sistema de troca de baterias. Após as colaborações com a Geely e a Changan no ano passado, a Nio assinou recentemente um acordo importante com a Chery e a JAC. Essas colaborações têm como objetivo definir padrões para baterias intercambiáveis e desenvolver conjuntamente a infraestrutura de troca de baterias. 

Em 11 de janeiro, a Nio e a Chery assinaram oficialmente seu acordo de cooperação estratégica. A parceria envolve a construção e a utilização mútua de estações de troca de baterias, bem como esforços conjuntos no desenvolvimento de padrões de troca de baterias. 

Geely NIO - troca de baterias (3)

Enquanto isso, a parceria da Nio com a JAC toma um novo rumo com a assinatura de um acordo de cooperação estratégica sobre troca de baterias, também em 11 de janeiro. Essa colaboração também tem como objetivo estabelecer padrões e tecnologias para a troca de baterias.

A Nio e a JAC planejam construir e utilizar conjuntamente uma rede de estações de troca de baterias. Além disso, a Nio apoiará a JAC no desenvolvimento de vários veículos de energia nova (NEVs), incluindo carros elétricos a bateria (BEV), veículos elétricos de alcance estendido (EREV), híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos a célula de combustível (FCEV).

A JAC, conhecida por seus desenvolvimentos com a bateria de sódio, iniciou recentemente a produção experimental do hatchback JAC Yiwei E10X com a bateria de sódio da HiNa. Esse movimento sugere uma possível colaboração entre a Nio e a JAC no desenvolvimento de padrões de troca para baterias à base de sódio.

Em outro anúncio na mesma data, a Nio anunciou uma parceria estratégica com o Wenergy Group e o Anhui Transportation Holding Group para a construção conjunta de estações de troca de baterias. A colaboração tem como objetivo estabelecer 1.000 estações de troca equipadas com recursos de armazenamento de energia, carregamento e troca de baterias. Essa iniciativa agressiva reflete o compromisso da Nio com o avanço de vários aspectos do negócio de troca de baterias.

Como a Nio continua a forjar alianças com importantes montadoras chinesas, incluindo a Geely e a Changan, a empresa está se posicionando estrategicamente para se concentrar na construção de uma rede robusta de troca de baterias, aproveitando a produção substancial de veículos elétricos de suas empresas parceiras.