Volkswagen terá carro elétrico popular com preço na faixa dos R$ 100 mil
Sucessor do e-up!, futuro carro elétrico de entrada será feito na Índia e chegará ao mercado em 2027
![Volkswagen terá carro elétrico popular com preço na faixa dos R$ 100 mil Volkswagen e-up! 2020](https://cdn.motor1.com/images/mgl/vEkY6/s6/2020-volkswagen-e-up.jpg)
![Volkswagen terá carro elétrico popular com preço na faixa dos R$ 100 mil Volkswagen e-up! 2020](https://cdn.motor1.com/images/mgl/vEkY6/s6/2020-volkswagen-e-up.webp)
Um dos maiores desafios dos carros elétricos ainda é o preço mais alto em comparação com os seus equivalentes com motores a combustão. Para reverter essa situação e promover sua popularização, as montadores planejam oferecer mais carros elétricos urbanos, compactos e de menor custo de produção.
A Volkswagen deu uma amostra do que é possível fazer com o VW e-up!, versão totalmente elétrica do seu subcompacto que agradou aos europeus mas nunca veio ao Brasil, infelizmente. Agora, o próximo passo é trabalhar no desenvolvimento de um novo carro elétrico barato, que terá a missão de massificar os elétricos.
O plano da Volkswagen é lançar até 2027 um carro elétrico urbano com preço alvo na faixa dos 20.000 euros, o que daria R$ 108.000 em uma conversão direta. Isso, considerando o preço cheio, sem levar em conta os eventuais bônus e incentivos que poderiam baixar o valor final para patamares ainda mais interessantes.
Chamado por enquanto de Volkswagen ID.1, este subcompacto chegaria ao mercado para competir com modelos como o Dacia Spring (Renault Kwid E-Tech).
"Esta é a verdadeira Liga dos Campeões. Temos de fazer um carro que seja acessível." Disse Thomas Schaefer, CEO da marca Volkswagen.
Galeria: VW ID.2all (2023)
A montadora alemã entende que a única forma de disseminar a mobilidade elétrica é ampliar seu alcance por meio de carros elétricos menores e mais acessíveis.
E a receita para desenvolver um carro elétrico mais barato passará, naturalmente, por uma forte redução de custos. Para isso, a Volkswagen não construirá o modelo na plataforma MEB Small (que servirá de base para o futuro ID.2) e sim uma arquitetura de custo mais baixo a ser desenvolvida pela marca Skoda e, por fim, produção fora dos centros europeus, na Índia, onde a mão de obra é mais barata.
"Não importa onde se produz o carro, se é na Alemanha, na Europa de Leste, no Sul da Europa. O que interessa é que a sua construção demore, no máximo, 15 horas". Disse Christian Vollmer, diretor de produção da Volkswagen
No início, os carros elétricos geralmente estavam reservados a segmentos mais caros e modelos mais equipados, então é natural que haja um avanço em desenvolvimento e economia de escala para ir "descendo" os degraus e oferecer cada vez mais carros elétricos em segmentos mais baixos, chegando aos modelos de entrada.
No entanto, o futuro carro elétrico de entrada VW ID.1 ainda vai demorar um pouco, somente por volta de 2027. Mas antes disso, veremos a estreia do VW ID.2, um modelo posicionado abaixo do ID.3 e que terá porte entre Polo e Golf e amplo espaço interno, com preço alvo na faixa dos 25.000 euros, o que já deve fazer um barulho no segmento. A conferir.
Bombando
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