Entusiastas e analistas veem o Volkswagen ID.2 como a "próxima grande novidade" entre os carros elétricos. Com seu preço inicial de 25.000 euros (R$ 133.000) o carro compacto de Wolfsburg terá a tarefa de democratizar o acesso a carros movidos a bateria e, assim, dar um forte impulso às vendas em toda a Europa.

Como a Volkswagen conseguirá baixar os preços e, assim, tornar o carro elétrico mais popular? Arno Antlitz, Diretor Financeiro do Grupo, explica essa questão.

Volkswagen ID.2all

A união faz a força

Antlitz fez algumas declarações importantes no evento Future of the Car do Financial Times. De acordo com a Autocar, a Volkswagen tem várias cartas na manga para reduzir os custos de produção e, assim, ter um efeito benéfico sobre os preços de tabela. Foi assim que o diretor financeiro alemão disse:

"Agora podemos trabalhar muito com economias de escala e volumes de produção. O ID.2 terá as respectivas declinações das marcas Cupra e Skoda, o que nos permitirá reduzir os custos e ainda permanecer competitivos. Além disso, haverá várias inovações técnicas, a começar pelas baterias. As baterias serão produzidas internamente em nossa fábrica de Valência."

Baseado no ID.2all

O ID.2 de produção terá muito em comum com o conceito ID.2all apresentado há alguns meses. Entre os elementos compartilhados devem estar a plataforma MEB Entry associada ao motor elétrico no eixo dianteiro (que fornece 226 cv no protótipo) e uma bateria integrada na plataforma que permite 450 km de autonomia.

Volkswagen ID.2all

Volkswagen ID.2all

Juntamente com o novo trem de força, a Volkswagen contará com sistemas avançados de assistência ao motorista, como o Travel Assist de última geração e o ParkAssist Plus, capaz de aprender várias manobras de estacionamento.

Espera-se que uma versão SUV seja criada juntamente com o ID.2, enquanto aqueles que desejam um carro ainda menor podem optar pelo ID.1, que pode ter um preço de tabela de cerca de 20.000 euros para brigar os citycars elétricos. 

Galeria: Volkswagen ID.2 all