Já confirmado para o Brasil, o novo Volvo EX90 terá seu lançamento adiado em cinco ou seis meses, para meados de 2024. O motivo é o atraso no desenvolvimento do software com as funcionalidades de segurança que será o destaque do SUV elétrico topo de linha.
O anúncio foi feito pelo CEO Jim Rowan na teleconferência de resultados da empresa em 20 de julho. O executivo explicou que o atraso do maior lançamento de produto da Volvo Cars desde o XC40 em 2017 é causado pela "complexidade do código de software" em torno do sistema LiDAR do EX90.
Mais especificamente, os engenheiros da Volvo estão tendo dificuldade em integrar a tecnologia de segurança chave na nova plataforma SPA2 do EX90, que é compartilhada com o Polestar 3.
"Estamos escrevendo grande parte do software por conta própria. Queríamos ter certeza de que a primeira vez que colocássemos o Lidar em nossa pilha de segurança... ele funcionaria da forma que deveria", disse Jim Rowan na ligação, de acordo com a Automotive News.
Ele acrescentou que o atraso dá aos engenheiros da Volvo "um pouco mais de tempo para fazer isso". No entanto, isso também significa que a estreia do SUV elétrico de luxo no mercado pode ser adiada para o terceiro trimestre de 2024.
O LiDAR é um diferencial importante para a Volvo, já que o topo de linha elétrico é o primeiro modelo da marca a incorporar o LiDAR e o oferecerá como equipamento de série - ele é opcional no Polestar 3.
A startup de sensores de carros autônomos Luminar Technologies fornecerá à Volvo seus softwares Iris LiDAR e Sentinel, que precisam ser integrados ao software Volvo no EX90.
O sistema LiDAR faz parte do sistema de monitoramento de estradas do EX90, que inclui câmeras, radares e sensores ultrassônicos. A Volvo disse que o LiDAR pode detectar pedestres a até 820 metros de distância, mesmo em velocidades de rodovia. A tecnologia LiDAR de sensoriamento remoto usa pulsos de luz laser para renderizar imagens precisas do ambiente ao redor do veículo.
De acordo com a montadora, o LiDAR e outros sensores no Volvo EX90 criam um "escudo invisível de segurança" que pode ajudar a reduzir acidentes que resultam em ferimentos graves ou morte em até 20%.
A decisão da Volvo de incluir essa cara tecnologia como item de série é um diferencial na indústria. Os componentes LiDAR para veículos com capacidades autônomas de nível 2 começam na faixa de US$ 1.500 a US$ 2.000; LiDAR para carros com capacidades de nível 3 são ainda mais caros.
A decisão de adiar a produção do EX90 claramente não foi fácil para Rowan, mas mostra determinação para tirar o produto do papel com todas as suas funcionalidades previstas.
O EX90 será o primeiro veículo elétrico construído na fábrica da Volvo em Ridgeville, Carolina do Sul (EUA). A produção na fábrica de 2,3 milhões de metros quadrados estava inicialmente programada para começar no final de 2023, mas à luz do anúncio de Rowan, provavelmente será adiada para 2024.
Fonte: Volvo Cars via Automotive News
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