O Chevrolet Bolt EV terá uma nova geração e não será descontinuado. A GM fez o anúncio oficial nesta terça-feira (25) que manterá o seu carro elétrico mais acessível no mercado, mas como um modelo completamente novo e baseado na plataforma Ultium desenvolvida pela GM.
O anúncio foi feito pela presidente e CEO da GM, Mary Barra, durante a teleconferência de resultados trimestrais da empresa. A executiva disse que "a Chevrolet apresentará um Bolt de última geração, continuando a oferecer o que os clientes esperam: excelente preço, autonomia e tecnologia."
Trata-se de um anúncio importante, tanto para a Chevrolet, quanto para os interessados em carros elétricos mais acessíveis e que não estão considerando comprar modelos maiores, como o Blazer EV e Equinox EV. E com uma vantagem: a nova plataforma Ultium, que engloba a bateria e promete oferecer um modelo mais leve, eficiente e tecnológico.
"Nossos clientes adoram o Bolt atual. Ele vem registrando recordes de vendas e alguns dos mais altos índices de satisfação e fidelidade dos clientes do segmento", disse Barra. "Ele também é uma importante fonte de vendas de conquista para a empresa e para a Chevrolet."
"Manteremos o ritmo entregando um novo Bolt... e o executaremos mais rapidamente em comparação com um programa totalmente novo, com despesas de engenharia e investimento de capital significativamente menores, atualizando o veículo com as tecnologias Ultium e Ultifi e aplicando nossa disciplina de 'vencer com simplicidade'."
Após uma trajetória de altos e baixos, incluindo o amplo recall por conta dos problemas na s baterias, o Chevrolet Bolt parece ter um futuro mais definido (e promissor) agora. O uso de vários avanços tecnológicos da Ultium e do Ultifi ajudará a GM a trazer esse modelo de volta ao mercado em um cronograma acelerado.
No entanto, a GM ainda não divulgou os detalhes específicos sobre a próxima geração do Bolt, nem especificações. Na prática, o Bolt de próxima geração deve chegar após os modelos Silverado EV, Blazer EV e Equinox EV, estes já incluídos na programação de próximos lançamentos.
Também não sabemos se com a próxima geração também haverá uma versão SUV como o Bolt EUV, lançado recentemente no Brasil por R$ 279.990.
A linha Bolt atual é equipada com um motor elétrico dianteiro de 200 cv (150 kW) de potência e 36,7 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 65 kWh que garante autonomia de 377 km pelo Inmetro - a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 148 km/h.
A expectativa com o futuro Bolt EV baseado na Ultium é de um carro elétrico mais leve e com maior eficiência, além de ter recarga mais rápida. E por fim, com custo de produção mais baixo, esperamos preços finais mais acessíveis para encarar os rivais (também mais acessíveis) que chegarão ao mercado nos próximos anos, principalmente de montadoras generalistas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero