Carros elétricos equipados com baterias de sódio e cada vez mais baratos são o objetivo das grandes montadoras chinesas. Após mudanças nas regras de incentivos do governo local, os fabricantes se voltaram para o segmento de subcompactos e novas opções de baterias, tudo para reduzir o custo de produção e o preço final.
Trata-se do segmento que mais cresce no mercado local, cada vez mais dominando pelos chamados kei cars chineses, que até o momento vinham utilizando baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP). Mas com a disparada de preços do lítio, as margens de lucro encolheram e o sódio se apresenta como uma nova forma de revitalização desses pequenos carros elétricos na China.
Em junho, o órgão estatal regulador na China aprovou dois veículos elétricos movidos a baterias de sódio para produção e vendas no país. Os dois primeiros fabricantes nessa corrida pela nova composição química foram a Chery e a JMEV (uma joint venture da Renault).
No caso da Chery, o primeiro modelo a receber as baterias de sódio é o subcompacto Chery QQ Ice Cream, que foi lançado recentemente na China. Pesando apenas 764 kg e com velocidade máxima de 100 km/h, o pequeno elétrico urbano com a nova opção de bateria produzida pela CATL ainda não teve as especificações reveladas, a não ser por alguns dados divulgados recentemente pela própria empresa.
Renault JMC Kirin
Uma das fabricantes de baterias de sódio na China, a Fujian utiliza um pacote com células de lítio e sódio embaladas juntas. A densidade de energia é de 160Wh/kg e capacidade de 250Ah. Em temperatura normal, 80% da bateria é carregada em 15 minutos, enquanto a -20°C mantém mais de 90% de descarga - a eficiência supera os 80%.
Outro modelo aprovado pelo órgão chinês é o JMEV Yichi Yutu, um compacto elétrico de 1.080 kg produzido localmente pela joint venture da Renault. Ele utiliza uma bateria de sódio Farasis, que, segundo as informações prévias, mostram uma célula de 155Wh/kg para mais de 2.000 ciclos e 90% de descarga a -20°C.
A fabricante de baterias se prepara para aumentar a densidade celular de 160Wh/kg para 220Wh/kg até 2030, já que pretende oferecer soluções de sódio para todos os veículos elétricos abaixo de 500 km de autonomia.
Outro modelo que aguarda a aprovação do regulador chinês é compacto elétrico da JAC. Vendido na China como Sol EX10, ele é o nosso JAC e-JS1 e também receberá as baterias de sódio na versão de produção. Produzida pela Hina Battery, o pacote é feito de células prismáticas com densidade de 140Wh/kg que dão autonomia de 252 km.
Além do e-JS1, a JAC também anunciou que equipará seu modelo mais recente Yiwei 3 com baterias de sódio. Vale lembrar que este último modelo virá ao Brasil como um concorrente direto de BYD Dolphin e GWM Ora 03.
Outro fabricante que está trabalhando para adotar as baterias de sódio é a BYD, que pode instalar os pacotes em seus modelos Seagull e Dolphin. Segundo relatado pela imprensa chinesa, a empresa se prepara para a produção em massa de bateria de lâmina (Blade) de sódio de 150Ah no segundo semestre de 2023.
Com todas essas novidades, a expectativa fica por conta de quanto será a redução efetiva de preços desses modelos equipados com células de sódio. Trata-se de mais uma mudança que ajudará a promover os veículos elétricos.
Fonte: CarNewsChina, Caijing
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