O carro híbrido é considerado por muitas montadoras e entidades como a solução mais viável no Brasil durante a transição energética, até que os carros elétricos sejam mais acessíveis. No entanto, temos poucas opções de modelos com esse tipo de propulsão e seu preço médio ainda é muito alto.
Hoje, o mercado nacional de híbridos (HEV) é praticamente dominado pela Toyota, que lidera há muito tempo as vendas desse tipo de propulsão com as linhas Corolla e Corolla Flex Hybrid. E desde o início do ano, sobretudo nos últimos meses, a principal novidade é a GWM, que graças à linha Haval H6 conseguiu emplacar os modelos mais vendidos do segmento.
E mesmo diante do sucesso incontestável da Toyota e da recém-chegada GWM, ainda estamos falando de SUVs que custam a partir de R$ 200 mil. Olhando para o mercado como um todo, ainda estamos longe de ter híbridos em segmentos mais acessíveis - o híbrido mais barato do país, Hyundai Kona HEV, custa a partir de R$ 169.990.
Assim, os eletrificados mais "acessíveis" acabam sendo opções de carros elétricos, ainda que estejamos falando de modelos de segmento inferior. E olhando para a tendência global, o mercado deve receber opções de elétricos em ritmo mais acelerado que híbridos. Isso se deve em parte porque a maioria das montadoras está fazendo a transição diretamente dos modelos a combustão para os carros elétricos, e isso se reflete na oferta de novos modelos.
GWM Haval H6 foi o híbrido mais vendido do Brasil por dois meses consecutivos
No entanto, em segmentos intermediários ainda há opções de modelos híbridos, com um custo benefício mais favorável no caso das montadoras chinesas, sobretudo GWM e BYD. Mas isso considerando os híbridos HEV e PHEV e desconsiderando os híbridos-leves (MHEV), que não trazem uma experiência real de eletrificação.
Para mudar esse cenário e ampliar suas linhas de carros eletrificados em termos de mercado brasileiro, marcas generalistas como Stellantis e Volkswagen anunciaram que estão trabalhando em projetos nacionais para carros híbridos mais acessíveis, inclusive, modelos híbridos flex, ou em última instância híbridos a etanol, algo que ainda não está totalmente confirmado e segue em discussão.
Toyota: investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir um compacto híbrido flex inédito no Brasil
Do outro lado, considerando a questão de previsibilidade, as montadoras devem avançar mais com seus projetos de eletrificação após a nova fase do Rota 2030, que terá regras mais claras e promete dar um norte para a transição energética no setor automotivo.
Como dissemos, ainda não foram detalhadas quais novidades as grandes montadoras estão preparando, nem até que ponto chegará a eletrificação, considerando o fato de "descer o degrau" para modelos mais acessíveis eletrificados.
Teremos carros híbridos totais (HEV) na faixa de R$ 100 mil? Considerando o cenário atual e tudo que foi dito pelas montadoras em termos de custo de eletrificação das linhas dificilmente teremos modelos HEV nesse patamar de preços.
Falando especificamente da Toyota, que anunciou um grande investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir seu compacto híbrido flex nacional, ainda não há muitos detalhes. Mas como ele será posicionado abaixo do Corolla Cross Hybrid, poderá custar algo na faixa de R$ 150 mil, mas ainda é cedo pra um palpite mais acertado.
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