A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo, revelou seus planos ambiciosos de entrar no mercado de carros elétricos acessíveis com um modelo inspirado no icônico Fiat Panda.
A estratégia da empresa visa criar um modelo para competir diretamente com outros veículos elétricos de baixo custo, como o popular Dacia Spring, que é vendido no Brasil como Renault Kwid E-Tech, e os carros elétricos chineses de entrada que têm ganhado destaque no mercado global.
O anúncio da Stellantis chega em um momento crucial, quando a indústria automobilística está testemunhando uma rápida transição para a eletrificação. A concorrência no segmento de carros elétricos de baixo custo está se aquecendo, impulsionando as fabricantes a inovarem e aprimorarem suas opções.
De acordo com o CEO da marca Fiat, Olivier Francois em uma entrevista recente, o futuro carro elétrico "sem frescuras" será apresentado em julho de 2024 e terá um preço alvo abaixo de 25.000 euros sem considerar os incentivos.
"Há uma necessidade real de veículos elétricos mais acessíveis", disse Francois.
O executivo também confirmou que para o novo Panda elétrico "é muito provável que haja sinergias" com a plataforma usada para o novo Citroen e-C3.
Além de enfrentar concorrentes já estabelecidos, como o Dacia Spring, o Fiat Panda elétrico também terá que competir com uma variedade de carros elétricos chineses que têm ganhado popularidade por sua relação custo-benefício, o que cria um desafio adicional para a Stellantis.
Com esse mesmo objetivo, a Stellantis, empresa que controla a Fiat, também planeja começar a vender um carro urbano totalmente elétrico de sua marca Citroën com preço abaixo de 25.000 euros (R$ 135.000) no início do próximo ano.
Esse carro, um e-C3, será fabricado na Eslováquia para manter os custos sob controle e competir melhor com o Spring, que é fabricado na China para a marca de baixo custo Dacia, da Renault, e com o próximo Renault 5 totalmente elétrico fabricado na França.
Ainda não temos muitos detalhes sobre o próximo carro elétrico popular da Fiat, mas ele deve se posicionar no meio termo entre subcompactos, como o Dacia Spring, e compactos como o BYD Dolphin e outras novidades que estão para chegar como Renault 5 e Volkswagen ID.2.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis