A GM quer ampliar o sistema de recarga bidirecional para seus próximos veículos elétricos baseados na plataforma Ultium com a funcionalidade (V2H) que permite aos usuários exportar energia das baterias de alta tensão dos carros para suas casas, essencialmente transformando os veículos em geradores de reserva.
Anteriormente, esse recurso foi anunciado apenas para a recém-revelada picape Chevrolet Silverado EV RST 2024, mas agora a gigante automotiva americana diz que toda a sua linha de novos veículos elétricos baseados na Ultium receberá o V2H até o ano modelo 2026.
Em outras palavras, o GMC Sierra EV Denali Edition 1 de 2024, o Chevrolet Blazer EV de 2024, o Chevrolet Equinox EV de 2024, o Cadillac Lyriq de 2024 e o próximo Cadillac Escalade IQ serão compatíveis com o V2H.
Vale a pena observar que a GM disse especificamente que os novos veículos elétricos baseados na Ultium, o que significa que o GMC Hummer EV não está incluído na lista, ao menos por enquanto. No entanto, em março, a GM anunciou que tanto a picape quanto as variantes de SUV do Hummer EV 2024 receberão um carregador de bordo de nível 2 mais potente como item de série em algumas versões de acabamento que permite a funcionalidade veículo para carga (V2L), permitindo que os usuários exportem energia da bateria em até 6 kW por meio de um adaptador.
"O crescente ecossistema de soluções de gerenciamento de energia da GM Energy ajudará a acelerar a visão da GM de um futuro totalmente elétrico, expandindo ainda mais o acesso aos benefícios que os veículos elétricos podem oferecer", disse Wade Sheffer, vice-presidente da GM Energy. "Ao integrar o V2H em todo o nosso portfólio baseado em Ultium, estamos disponibilizando essa tecnologia inovadora para mais consumidores, com benefícios que vão muito além do próprio veículo e em uma escala mais ampla do que nunca."
Para utilizar o recurso V2H dos veículos, os clientes precisam atualizar suas residências com um dos três pacotes de equipamentos revelados pela GM Energy no mês passado: Ultium Home V2H Bundle, Ultium Home Energy System ou Ultium Home Energy Storage Bundle.
O primeiro vem com um carregador AC que suporta carregamento bidirecional, bem como um kit de habilitação que adiciona uma bateria invertida e de "partida no escuro". Com esse pacote básico, os proprietários de veículos elétricos compatíveis podem recarregar seus veículos em até 19,2 kW e, quando necessário, abastecer suas casas com a bateria de alta tensão do carro a uma taxa de descarga máxima de 9,6 kW.
O sistema de energia residencial Ultium adiciona uma unidade de armazenamento estacionária GM PowerBank que é conectada ao kit de habilitação V2H, com duas opções disponíveis: variantes de 5 kW/10,6 kWh e 7 kW/17,7 kWh.
O terceiro pacote, o Ultium Home Energy Storage Bundle, vem com uma das ofertas do PowerBank da GM, um inversor e um hub doméstico, e é destinado a pessoas que desejam ter armazenamento de bateria de reserva mesmo sem ter um veículo elétrico.
Cada um desses pacotes pode ser integrado a um sistema fotovoltaico, sendo a SunPower a fornecedora exclusiva de energia solar da GM e a instaladora preferencial de carregadores de EV.
Fonte: General Motors
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025