page ad skin

Volkswagen ID.3: preço equivalente a R$ 80 mil aumenta as vendas em 300%

Concorrência de rivais como o BYD Dolphin forçaram redução de preços na China

Volkswagen ID.3 carro eletrico china - frente

O Volkswagen ID.3 está vendo um aumento na demanda com a decisão da montadora alemã de baixar os preços no mês passado. Após um período de baixa procura que preocupou a marca alemã, o carro elétrico compacto volta a ganhar espaço no mercado chinês.

A redução estratégica de preços aplicada pela SAIC-Volkswagen fez com que o preço inicial do Volkswagen ID.3 na China caísse de 142.900 yuans para 119.900 yuans (R$ 96.000 para R$ 80.000) resultando em uma queda de 16% no preço. 

Volkswagen ID.3 carro eletrico china - perfil

De acordo com a apuração do site Car News China, as vendas do ID.3 aumentaram mais de três vezes em comparação com o mês anterior. Em julho, o hatchback alcançou vendas de 7.378 unidades na China, em comparação com as 1.819 unidades em junho. Outro destaque é que pela primeira vez o carro elétrico superou a patamar de 5.000 unidades emplacadas em um mês. 

No caso, estamos falando do ID.3 equipado com um motor elétrico traseiro com 170 cv (125 kW) e 31,6 kgfm de torque máximo. Com uma bateria de 57,3 kWh, o hatchback tem um alcance de 450 km pelo ciclo chinês de homologação. 

Galeria: Volkswagen ID.3 - China

No entanto, mesmo com esse aumento nas vendas a concorrência é implacável na China, sobretudo pelo rival BYD Dolphin, que no mês passado emplacou nada menos que 21.800 unidades - por lá, o modelo da BYD custa 116.800 yuans (R$ 78.900). Além disso, o BYD Yuan Plus teve ainda mais sucesso e emplacou 23.594 unidades em seu mercado doméstico.

Ambos os modelos da BYD são vendidos no Brasil e figuram entre os 10 carros elétricos mais vendidos no país. Enquanto isso, o Volkswagen ID.3 já foi apresentado por aqui, mas nunca teve o lançamento confirmado. 

Esse é mais um exemplo de como a concorrência pode ser positiva para reduzir preços e impulsionar as vendas de carros elétricos no maior mercado automotivo do mundo. Resta aguardar se o sucesso do Volkswagen será algo passageiro ou que veio para ficar. 

Fonte: CarNewsChina