O BYD Seal já tem data oficial de lançamento no Brasil. Sedã elétrico baseado na nova plataforma dedicada EV da montadora chinesa fará sua estreia oficial no próximo dia 30 de agosto com preço a partir de R$ 300 mil, segundo apurações de dois importantes influenciadores, João Anacleto do canal A Roda e Felipe Fera.
Com visual arrojado, porte médio, farta lista de equipamentos de conforto e segurança e especificações de respeito, o BYD Seal terá como alvo clientes de sedãs médios de marcas premium, sobretudo de modelos como o BMW Série 3. Na China, onde o sedã elétrico é sucesso de vendas desde o lançamento, ele é considerado um rival direto do Tesla Model 3.
Medindo 4.80 metros de comprimento, 1.91 metro de largura e 1.49 metro de altura, com distância entre-eixos de 2,92 metros, o novo BYD Seal é baseado na plataforma elétrica e-platform 3.0 que possui arquitetura de 800 volts.
Destaque em sua construção é que a bateria de lâmina (Blade) com composição LFP também servirá como uma bateria estrutural, onde as células moldam o assoalho do veículo. Segundo a BYD, essa solução promete aumento de 100% na rigidez torcional da carroceria em comparação aos projetos convencionais.
O BYD Seal também está equipado com o Sistema de Controle de Adaptação de Torque de Inteligência (iTAC), que pertence à plataforma e 3.0, um ESP com sensores de roda particularmente precisos, que também atua com previsão.
O interior tem inspiração no design fluido da carroceria e possui um quadro de instrumentos com tela de 10,25" para o quadro de instrumentos e uma tela sensível ao toque de 15,6" para o sistema de informação e entretenimento. Destaque para o enorme teto de vidro e o acabamento parcialmente em couro e materiais suaves ao toque.
Para o Brasil, o BYD Seal será vendido exclusivamente na versão de topo. Ou seja, estamos falando de um trem de força com motor duplo para uma potência combinada de 390 kW (531 cv) e torque máximo de 68,3 kgfm, o suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, de acordo com os dados oficiais.
A bateria LFP (Blade) com 82,5 kWh de capacidade efetiva oferece autonomia para 530 km em ciclo misto pelo padrão (WLTP), número que deve ser inferior com a divulgação do padrão Inmetro.
Como dissemos no início, o objetivo é atrair clientes de modelos como o BMW Série 3, por exemplo, que possui o mesmo porte, dimensões similares e custa a partir de R$ 320.950 na versão com 184 cv de potência.
Segundo a apuração, o BYD Seal deve partir de R$ 300 mil no lançamento, podendo subir um pouco após a fase de estreia, para algo em torno dos R$ 320.000 e R$ 330.000, por exemplo. Os valores definitivos serão revelados de forma oficial no próximo dia 30, com o lançamento oficial.
A produção em série do carro elétrico ocorre desde junho na fábrica da BYD em Changzhou (cerca de 100 km de Xangai) com a meta de 15.000 unidades por mês. Sucesso absoluto, o Seal está em pré-venda desde maio e já recebeu mais de 100 mil pedidos, um recorde para a marca.
Além de ser um rival para o Tesla Model 3, o BYD Seal é um modelo muito importante para as pretensões internacionais da BYD. Ele já está confirmado para mercados como Japão, Alemanha, Suécia e Israel, entre outros países.
Fotos: Leo Fortunatti, divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Seal 2025 é revelado com novidades técnicas, mais tecnologia e LiDAR
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo BYD Seal 2025 com LiDAR aparece em primeiras imagens oficiais
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste: BYD Seal EV cativa ao volante e entrega mais cobrando menos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD Seal se consolida em 2º lugar nas vendas de sedãs médios no Brasil