O Electrolux Group amplia suas opções para atingir a meta de neutralidade climática. Após implantar a entrega com bicicleta para produtos menores, a empresa começou a utilizar em sua frota de São Paulo um caminhão movido a energia solar. 

A expectativa é realizar pelo menos 450 entregas mensais com o caminhão elétrico equipado com painel solar, e isso representará uma redução de 18,75 toneladas de CO2 anuais.

O estudo "Economia Circular – Cidades do Futuro e Descarbonização" mostra que o setor de transportes foi responsável por 62% das emissões em São Paulo (dados de 2018) e 35% no Rio de Janeiro (dados de 2019). 

A novidade faz parte de uma parceria com a empresa Hitech Electric e gerenciada pela transportadora Ecolog. Esse tipo de caminhão possui uma bateria WEG, LFP (lítio, ferro e fosfato) - 15,7kWh e 31,4kWh (opção de 1 ou 2 packs). O caminhão elétrico já vem com carregador embarcado no produto, para ser plugado/ligado em tomada comum 110 ou 220V. O tempo de recarga médio, caso utilizado em tomadas 220V, é de 5h para atingir a carga completa.

Elétrico + solar

O veículo possui autonomia de até 280 km. Quando exposto à luz solar, por cerca de 10h a 12h, ganha 20% a mais de autonomia, já que é equipado também com uma placa fotovoltaica de 400W de potência. O novo veículo da frota do Electrolux Group tem zero emissão de poluentes e GEE (gases do efeito estufa) e zero nível de ruídos. 

“Constantemente, estamos em busca das melhores soluções sustentáveis. E o uso de um veículo movido a energia solar vai ao encontro de nossos compromissos públicos em sustentabilidade, que é o de atingir a neutralidade climática nas operações até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2050”, destaca Fernando Keske, diretor de Sustentabilidade em Operações para o Electrolux Group América Latina. 

O caminhão elétrico com energia solar começou a rodar em julho, e mais dois serão incorporados à frota nos próximos meses. Além disso, o Electrolux Group conta com sete caminhões elétricos nas frotas de São Paulo e de Curitiba.

Esses caminhões são produzidos no Brasil e começaram a rodar em 2021. Desde então, a emissão de CO2 foi reduzida em 195,6 toneladas. Em média, são entregues quase 2,4 mil produtos mensais com esses veículos.

O Electrolux Group também utiliza bicicletas para entregar produtos de menor porte, bem como empilhadeiras elétricas em suas operações. Até o momento, reduziu-se 70% das emissões de carbono destes equipamentos na América Latina, o que equivale a aproximadamente 500 toneladas de CO2.