Como já dissemos algumas vezes por aqui, a transição energética irá ocorrer de forma mais acelerada entre as empresas, e o setor logística será um dos grandes impulsionadores da eletrificação no país. Um exemplo disso é a operadora Luft Logistics, que inicia a operação do seu primeiro caminhão elétrico. 

Medida adotada dentro do programa de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) da empresa, o projeto comtempla a frota da Luft Healthcare - voltada à área da Saúde -, que trabalhou em parceria com o laboratório farmacêutico e de dermocosméticos francês Expanscience.

E o primeiro caminhão elétrico da frota Luft Healthcare é um modelo JAC iEV1200T, que está sendo dirigido pela motorista Edna Leite, rodando nas operações urbanas na cidade de São Paulo e região metropolitana. 

Equipado com um motor de 177 cv e 122,4 kgfm de torque, o caminhão elétrico possui uma bateria com 97 kWh de capacidade máxima e está homologado para autonomia de até 200 km com uma carga. 

Isento de rodízio, o caminhão de emissão zero tem capacidade para 4 toneladas de carga líquida.  Seu consumo de energia elétrica é de R$ 25,00 aproximadamente, a cada 100 km (48 kWh para 100 km), segundo o fabricante.

“Estamos muito felizes com este projeto de sustentabilidade em parceria com a Luft Healthcare. Buscamos ações com impacto positivo na sociedade e no meio ambiente e este lançamento está totalmente alinhado a este propósito, assim como ao nosso compromisso de carbono zero até 2030 com a marca Mustela”, afirma Lucas Leal Chaves, Diretor Financeiro do Laboratories Expanscience no Brasil.  

Caminhao eletrico JAC IEV1200T - Luft Logistics (3)

Como não possui câmbio, radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor ou bomba de injeção, entre outros, o custo de manutenção do caminhão elétrico da Luft é até 6 vezes menor que o de um caminhão com motor a combustão equivalente.

Enquanto um caminhão a diesel emite 30 Toneladas de Co2/ano, o JAC iEV1200T não emite gases causadores do efeito estufa, pois não consome nenhum tipo de combustível fóssil. Sua base de recarregamento está instalada na matriz da Luft Healthcare, em Itapevi (SP).