Nos últimos anos, a Kia tem sido uma das precursoras com os veículos elétricos, mas a aventura da fabricante coreana nesse segmento não começou em 2014 com o Soul EV, como a maioria das pessoas tende a acreditar.
Na verdade, o primeiro veículo elétrico de produção da Kia foi lançado em 2011 na forma do Ray EV, um carro urbano exclusivo para o mercado coreano que ainda é produzido até hoje (mais sobre isso adiante).
Desenvolvido especificamente para atender à categoria de "carro leve" (Gyeongcha) da Coreia do Sul, que oferece incentivos fiscais para carros com comprimento inferior a 3,60 metros e largura inferior a 1,60 metro, o Kia Ray estava envelhecendo um pouco, apesar de ter sido submetido a um facelift em 2017. Um ano depois, a produção foi encerrada devido à curta autonomia do veículo e à falta de infraestrutura de recarga no país.
Mas a Kia não estava disposta a desistir de seu menor veículo elétrico, que também foi o primeiro veículo elétrico produzido em massa na Coreia em seu lançamento em 2011.
Em meados do ano passado, a montadora apresentou um segundo facelift para o Ray. Embora a versão do carro com motor de combustão interna tenha sido apresentada há exatamente um ano, o modelo elétrico só agora está à venda em seu mercado doméstico e traz atualizações significativas do trem de força em relação ao seu antecessor.
O primeiro Kia Ray EV tinha um motor elétrico de 50 kW (68 cv) e uma bateria de íons de lítio de 16,4 kWh, o bastante para uma autonomia de até 139 km com uma carga completa. Embora pareça pouco hoje, com muitos EVs oferecendo mais de 450 km de autonomia, o minicarro foi projetado para deslocamentos urbanos.
Apesar de ter 187 kg a mais do que o modelo movido a gasolina, o mini elétrico tinha 77% mais torque (167 Nm), permitindo uma aceleração mais rápida de 0 a 100 km/h em 15,9 segundos.
Já o novo Kia Ray EV 2023 trouxe novidades: o modelo atualizado é alimentado por uma bateria LFP de 35,2 kWh fornecida pela CATL, que tem quase o dobro da capacidade do pacote de 16,4 kWh do modelo anterior.
Como resultado, o Kia Ray EV agora oferece uma autonomia de condução combinada estimada pelo fabricante de até 205 quilômetros com uma única carga, um ganho importante sobre o antecessor - o motor elétrico também ficou mais potente, passando a 64 kW (86 cv).
O carregamento da bateria de 10% a 80% leva 40 minutos usando um carregador rápido de 150 kW DC, enquanto o carregamento de 10% a 100% SoC leva 6 horas usando um carregador de 7 kW.
"O novo Ray EV está pronto para expandir as opções dos clientes com uma quilometragem de mais de 200 km, desempenho de direção otimizado para o centro metropolitano e um interior espaçoso. É a melhor escolha para os clientes que esperam por um minicarro elétrico de entrada", disse um funcionário da Kia ao Korea Economic Daily.
A Kia começará a aceitar pré-encomendas do Ray EV a partir de 24 de agosto, antes do lançamento oficial do pequeno carro elétrico EV de quatro lugares em 12 de setembro.
O Kia Ray EV atualizado tem preços em torno de 27,75 milhões de won (R$ 101 mil). Pode parecer muito para um carro desse porte, mas o seu antecessor custava mais ou menos o dobro desse valor.
A montadora também planeja lançar uma versão furgão com um único assento do novo carro urbano elétrico, que terá como alvo os autônomos e proprietários de pequenas empresas. O Kia Ray também é vendido com um motor a gasolina de 1.0 litro turboalimentado.
Fontes ligadas ao setor automotivo preveem que o Kia Ray EV reiniciará o mercado de microcarros elétricos da Coreia, provavelmente emulando o sucesso do kei car elétrico Nissan Sakura no Japão.
E no Brasil? Seria bom termos um segmento de micro carros elétricos urbanos para baixar o preço de entrada desses modelos, ainda que eles tenham autonomia mais limitada? Deixe sua opinião na seção de comentários.
Fonte: Kia
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