O Kia Ray EV foi o primeiro carro elétrico de produção da marca, lançado em 2011 no mercado coreano. Curiosamente, ele ainda continua à venda, e daria até pra apostar que a Kia está finalmente pronta para preparar um modelo de segunda geração.

Isso porque a montadora acaba de dar ao carro elétrico produzido na Coreia do Sul seu segundo facelift depois da atualização em 2017. Desta vez, as mudanças são mais significativas, colocando o pequeno Ray EV - seu comprimento de 3.595 mm de comprimento, 1.595 mm de largura e 1.700 mm de altura — em linha com os produtos mais novos da marca.

Galeria: Kia Ray 2023

Na dianteira, o Kia Ray EV 2023 adota uma "grade" redesenhada que ostenta o emblema da marca atualizado. A grade fechada é cercada pelos novos faróis de LED que adotam um layout vertical em vez das unidades horizontais do modelo antecessor. Abaixo, o para-choque tem um design novinho em folha e não integra mais as luzes de neblina; ele também adota um elemento de proteção na parte inferior.

Visto de lado, o Kia Ray EV parece quase idêntico ao modelo atual, a não ser pelo novo design da roda de liga leve.

Mais mudanças podem ser vistas na parte traseira, onde o mini carro elétrico ostenta novas lanternas em LEDs conectadas a apliques em preto brilhante que se estendem através da porta traseira. O para-choque traseiro também foi redesenhado para ficar mais parecido com um SUV e a alça da porta traseira agora fica oculta.

Passando para o interior, a Kia não fez muitas mudanças além de adicionar um novo quadro de instrumentos digital de 4,2 polegadas, ampliando o visor de informações centrais à custa de botões físicos e colocando seu novo logotipo no volante.

O comunicado à imprensa também cita o tecido cinza claro aplicado aos assentos e painéis das portas. As mudanças são bem-vindas, mas o design do painel de instrumentos está nítidamente ficando um pouco mais claro.

Como as marcas da Hyundai Motor Group nos acostumaram ultimamente, o Kia Ray EV 2023 é mostrado em apenas algumas imagens sem nenhuma especificação técnica. As informações completas serão reveladas nas próximas semanas, quando saberemos mais sobre o motor elétrico. E falando em trem de força, o Kia Ray também oferece um motor a gasolina 1.0 3-cilindros na Coreia.

Em sua forma atual, o Kia Ray EV é alimentado por um motor elétrico no eixo dianteiro produzindo 50 kW (67 cv), que extrai energia de uma bateria de íons de lítio de 16,4-kWh suficiente para um alcance de apenas 138 km (NEDC). O lançamento no mercado coreano será em setembro, quando especificações e preços serão anunciados.