Durante o lançamento do novo Kia Sportage no Brasil na semana passada, a marca coreana também aproveitou para falar novamente sobre os planos de eletrificação por aqui. Entre eles, destacamos o cronograma de estreia do Kia EV6, o primeiro carro elétrico 'puro' da marca. 

No evento, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, ao ser questionado sobre a o lançamento do seu primeiro carro elétrico no país, disse que o Kia EV6 só deve ser lançado por aqui no final de 2023

Na verdade, trata-se de um balde de água fria nas expectativas anteriores. Em novembro de 2021, o próprio executivo anunciou que já havia uma unidade do EV6 no país para testes e homologação, com a possibilidade de o modelo ser lançado no país ainda neste ano.

Segundo Gandini, uma das dificuldades, não apenas no caso do EV6, mas também dos demais lançamentos da marca, é a dificuldade da matriz em atender à demanda. Nesse caso, mercados como Europa e Estados Unidos têm prioridade em receber os veículos.

Atualmente o carro elétrico mais moderno da Kia, o modelo que mescla estilo SUV/crossover e hatchback é o primeiro da nova geração de veículos elétricos e foi construído na moderna plataforma dedicada e-GMP do Grupo Hyundai, a mesma que serve de base ao primo Hyundai Ioniq 5.

O novo Kia EV6 mede 4,68 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 1,55 de altura e distância entre eixos de 2,90 metros. O carro elétrico inaugurou uma nova linguagem de design chamada de 'United Opposites', que se caracteriza principalmente pelo visual de linhas angulosas e bem marcadas.

Interior Kia EV6 2022

Esta nova plataforma e-GMP se destaca, entre outras coisas, pela arquitetura elétrica de 800 volts e também pelo sistema V2L, que pode fornecer até 3,6 kW de potência para alimentar dispositivos externos. No caso do EV6, ele será o primeiro de sete modelos da Kia a serem construídos nesta base até 2026. 

Funcionando com um sistema elétrico de 400 ou 800 volts, dependendo da variante, o Kia EV6 tem entre as principais vantagens a possibilidade de recarregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos em todas as versões. Já a bateria de 77,4 kWh pode recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 4 minutos - ambas as situações em condições ideais.

Disponível em várias configurações de baterias e potência, o Kia EV6 tem como destaque a versão GT, que adota a configuração com bateria maior (77,4 kWh) e dois motores elétricos que entregam juntos 585 cv de potência e 75,4 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 260 km/h.

Mas voltando à questão do lançamento aqui no Brasil, o cronograma da Kia sempre foi impreciso e com constantes adiamentos, o que já verificamos em casos de modelos híbridos, como o Kia Niro, por exemplo. Dessa forma, teremos que esperar um pouco mais para termos a data exata de lançamento do Kia EV6, se é que ele realmente virá. A conferir. 

Com Diego Dias/Motor1.com