Quem poderia ganhar o prêmio de "carro mais impactante" dos últimos anos? Difícil dizer, mas com certeza o Kia EV9 poderia brigar pelo título. Claro, é apenas um conceito do que será o próximo SUV 100% elétrico da marca coreana, mas acostumado ao estilo bem peculiar do EV6 não nos surpreenderíamos se, uma vez lançado, ele adotasse a maioria das soluções e linhas que o compõem.

E enquanto a versão de produção não é revelada, nossos amigos das edições europeias do InsideEVs tiveram um primeiro contato com o Kia EV9 na sede da empresa da Kia em Frankfurt.

Soluções inovadoras

Então, vamos começar pelo que diz a ficha técnica: o Kia EV9 tem quase 5 metros de comprimento, tem 2,06 metros de largura e 1,79 metros de altura. Nas dimensões e proporções desse conceito também há também alguns detalhes inovadores, começando pelos faróis dianteiros de LEDs com laser. 

Galeria: Kia EV9 Concept

Esta é uma solução eficaz, que desenvolve um feixe de luz nos projetores posicionados na altura do arco da roda. Na base do capô há um painel solar que servirá para alimentar o sistema de informação e entretenimento e o ar condicionado.

O estilo, de um modo geral, alterna superfícies limpas com elementos bastante angulares, especialmente na altura dos arcos das rodas. O destaque, no entanto, fica por conta dos grandes vidros que deixam a cabine bem iluminada.

KIA EV9: medidas

Comprimento

4,93 metros

Largura

2,06 metros

Altura

1,79 metros

Entre-eixos

3,10 metros

Conceito real

Dado o seu porte e proporções, o EV9 é um carro que claramente tem como alvo os mercados norte-americano e asiático oriental. Um SUV urbano e futurista, mas também com ambições off-road.

Ainda que estejamos falando de um conceito, os engenheiros da Kia nos confirmaram que a versão de produção do SUV elétrico já está pronta e terá 80% do que estamos vendo neste protótipo. No entanto, ainda não sabemos quais serão as mudanças, exceto pela presença do coluna B no modelo final.

SUV elétrico

A base técnica é a plataforma E-GMP com arquitetura de 800V. Será, portanto, um SUV totalmente elétrico, e terá uma bateria de cerca de 100 kWh. Um número ainda não confirmado oficialmente pela Kia, embora muito próximo da realidade. O entre-eixos, por outro lado, chegará a 3,10 metros.

Assim como no EV6, o próximo SUV elétrico da Kia terá um motor elétrico duplo, uma carga que deve potencialmente atingir 350 kW e atualizações remotas. Uma solução que permite a compra ou aluguel de pacotes de informações/entretenimento ou ADAS. 

O ambiente interno que nos deparamos, uma vez que as portas são abertas - como a abertura de um livro - é certamente mais próximo de um exercício em estilo do que de um modelo pronto: a primeira fileira de assentos pode girar 180 graus, enquanto a segunda e terceira fileiras podem reclinar de forma a se tornar uma mesa ou a base para um colchão onde é possível deitar e "acampar" abrindo a tampa traseira.