Nos últimos anos, a Kia tem sido uma das precursoras com os veículos elétricos, mas a aventura da fabricante coreana nesse segmento não começou em 2014 com o Soul EV, como a maioria das pessoas tende a acreditar.
Na verdade, o primeiro veículo elétrico de produção da Kia foi lançado em 2011 na forma do Ray EV, um carro urbano exclusivo para o mercado coreano que ainda é produzido até hoje (mais sobre isso adiante).
Desenvolvido especificamente para atender à categoria de "carro leve" (Gyeongcha) da Coreia do Sul, que oferece incentivos fiscais para carros com comprimento inferior a 3,60 metros e largura inferior a 1,60 metro, o Kia Ray estava envelhecendo um pouco, apesar de ter sido submetido a um facelift em 2017. Um ano depois, a produção foi encerrada devido à curta autonomia do veículo e à falta de infraestrutura de recarga no país.
Mas a Kia não estava disposta a desistir de seu menor veículo elétrico, que também foi o primeiro veículo elétrico produzido em massa na Coreia em seu lançamento em 2011.
Em meados do ano passado, a montadora apresentou um segundo facelift para o Ray. Embora a versão do carro com motor de combustão interna tenha sido apresentada há exatamente um ano, o modelo elétrico só agora está à venda em seu mercado doméstico e traz atualizações significativas do trem de força em relação ao seu antecessor.
O primeiro Kia Ray EV tinha um motor elétrico de 50 kW (68 cv) e uma bateria de íons de lítio de 16,4 kWh, o bastante para uma autonomia de até 139 km com uma carga completa. Embora pareça pouco hoje, com muitos EVs oferecendo mais de 450 km de autonomia, o minicarro foi projetado para deslocamentos urbanos.
Apesar de ter 187 kg a mais do que o modelo movido a gasolina, o mini elétrico tinha 77% mais torque (167 Nm), permitindo uma aceleração mais rápida de 0 a 100 km/h em 15,9 segundos.
Já o novo Kia Ray EV 2023 trouxe novidades: o modelo atualizado é alimentado por uma bateria LFP de 35,2 kWh fornecida pela CATL, que tem quase o dobro da capacidade do pacote de 16,4 kWh do modelo anterior.
Como resultado, o Kia Ray EV agora oferece uma autonomia de condução combinada estimada pelo fabricante de até 205 quilômetros com uma única carga, um ganho importante sobre o antecessor - o motor elétrico também ficou mais potente, passando a 64 kW (86 cv).
O carregamento da bateria de 10% a 80% leva 40 minutos usando um carregador rápido de 150 kW DC, enquanto o carregamento de 10% a 100% SoC leva 6 horas usando um carregador de 7 kW.
"O novo Ray EV está pronto para expandir as opções dos clientes com uma quilometragem de mais de 200 km, desempenho de direção otimizado para o centro metropolitano e um interior espaçoso. É a melhor escolha para os clientes que esperam por um minicarro elétrico de entrada", disse um funcionário da Kia ao Korea Economic Daily.
A Kia começará a aceitar pré-encomendas do Ray EV a partir de 24 de agosto, antes do lançamento oficial do pequeno carro elétrico EV de quatro lugares em 12 de setembro.
O Kia Ray EV atualizado tem preços em torno de 27,75 milhões de won (R$ 101 mil). Pode parecer muito para um carro desse porte, mas o seu antecessor custava mais ou menos o dobro desse valor.
A montadora também planeja lançar uma versão furgão com um único assento do novo carro urbano elétrico, que terá como alvo os autônomos e proprietários de pequenas empresas. O Kia Ray também é vendido com um motor a gasolina de 1.0 litro turboalimentado.
Fontes ligadas ao setor automotivo preveem que o Kia Ray EV reiniciará o mercado de microcarros elétricos da Coreia, provavelmente emulando o sucesso do kei car elétrico Nissan Sakura no Japão.
E no Brasil? Seria bom termos um segmento de micro carros elétricos urbanos para baixar o preço de entrada desses modelos, ainda que eles tenham autonomia mais limitada? Deixe sua opinião na seção de comentários.
Fonte: Kia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio