O Renault Scenic elétrico já foi visto como um estudo de design, como um protótipo camuflado e como um protótipo funcional, mas agora o modelo de produção será exibido por completo no IAA - Salão de Munique. A estreia ocorrerá na segunda-feira (4), em um evento que será transmitido ao vivo no site da Renault.
A Renault estará presente no IAA Summit, no Riemer Messe (na periferia leste da cidade), bem como no IAA Open Space, na Odeonsplatz, na cidade. Na Cúpula, serão apresentados os novos modelos, incluindo provavelmente o Renault Scenic E-Tech Electric. O público em geral poderá admirá-lo no Open Space.
Até a apresentação, a Renault nos mostra uma foto teaser (foto de destaque da matéria). Ela mostra o carro de frente, no escuro. No entanto, a assinatura luminosa já era conhecida pelas fotos oficiais do protótipo do Scenic Electric, que a Renault apresentou em meados de julho. De qualquer forma, as luzes diurnas parecem diferentes das do Megane elétrico: abaixo dos faróis, há luzes diurnas bastante verticais, em forma de seta, apontando para dentro.
O visual aproximado foi antecipado já em maio de 2022 por um estudo chamado Scenic Vision, que, no entanto, não tinha uma propulsão elétrico a bateria, mas sim um sistema de célula de combustível. Ele tinha 4,49 metros de comprimento e 1,59 metros de altura; presumivelmente, a versão de produção terá dimensões semelhantes. A base técnica do veículo é a CMF-EV, ou seja, a mesma plataforma que suporta o Megane elétrico e o Nissan Ariya.
A quarta geração do Scenic, movida a combustível fóssil, lançada em 2016, agora só está disponível na versão Grand Scenic com distância entre eixos longa. Por enquanto, não se sabe se o sucessor estará disponível apenas como carro elétrico ou se a versão a combustão continuará a ser vendida, como é o caso do Megane, tecnicamente relacionado. Presumivelmente, a Renault venderá o Scenic elétrico como um SUV e não mais como uma van compacta - que foi o que aconteceu com seu grande irmão com motor a combustão, o Renault Espace.
Além do Scenic elétrico, os novos modelos a combustão Espace, Rafale e Austral, todos baseados na plataforma CMF-CD, também serão apresentados no Open Space: A sexta geração do Espace agora não é mais uma van grande, mas um SUV, oferecendo até sete assentos em um comprimento de 4,72 metros.
O Rafale tem dimensões semelhantes, mas é um SUV cupê e tem apenas cinco assentos. Por fim, o Austral é muito menor, com 4,51 metros, e é um SUV. O novo Grand Kangoo também será apresentado em 5 de setembro. Se haverá uma versão elétrica como o Kangoo normal, teremos que esperar para ver.
Fonte: Renault
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris